top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg

Qualidade de Vida de Santa Bárbara d'Oeste está acima da média das CMPs

Segmento foi avaliado entre os melhores da cidade, 70 pontos acima do agrupamento de Médio Porte


JANEIRO DE 2024 - CIDADES DE MÉDIO PORTE

População de escolaridade fundamental indica maior aprovação do segmento, com 92,8% de ótimo e bom. / Foto: Redes Sociais/PMSBO.

Em levantamento realizado no começo de 2024, a INDSAT avaliou a Qualidade de Vida de Santa Bárbara d'Oeste e classificou o segmento entre os melhores indicadores de satisfação da Cidade de Médio Porte, alcançando 792 pontos e Alto Grau de Satisfação entre os moradores. Definida por critérios como segurança, renda e moradia segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Qualidade de Vida foi classificada em 2º lugar entre os 16 serviços públicos de Santa Bárbara, acima da média das CMPs, de 722 pontos. A nota do serviço está a apenas 8 pontos de atingir o nível mais alto de satisfação da INDSAT, o Grau de Excelência, obtido a partir de 800 pontos.

Entre os 400 moradores maiores de 16 anos participantes do estudo, 90,2% aprovam o setor, soma de 7,8% de ótimo e 82,3% de bom. A rejeição, de 1,8%, indica considerações apenas do critério 'ruim" sem nenhuma indicação de "péssimo".

A pesquisa avalia ainda resultados a respeito da sensação de morar em Santa Bárbara. 97,3% avalia a experiência com satisfação. 2% estão insatisfeitos. Outros 0,8% não souberam responder.

Divididos por perfil demográfico como gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião, os moradores indicaram maior aprovação da Qualidade de Vida entre o grupo de escolaridade fundamental, com 92,8%. O resultado mais elevado da rejeição foi registrado entre a população evangélica, com 14,1%. Os dados obtidos pela INDSAT consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


Metodologia    

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos.  A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.  Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Santa Bárbara d'Oeste alcance 183.284 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).



Commenti


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page