Itapira obtém pontuação elevada na Qualidade da Água
- INDSAT
- 29 de abr.
- 2 min de leitura
Mantendo patamar acima da média, 1º trimestre de 2025 registrou diferença de 36 pontos em relação às demais CPPs
MARÇO DE 2025 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

A Qualidade da Água de Itapira registrou 737 pontos nas pesquisas INDSAT. O resultado, referente ao 1º trimestre de 2025, mostra mais uma vez a posição acima da média do serviço em relação às demais Cidades de Pequeno Porte, de 701 pontos. Com diferença de 36 pontos no estudo desenvolvido em março, a Qualidade da Água da CPP indica Alto Grau de Satisfação, indicador observado desde maio de 2021.
A posição do setor no ranking doméstico da INDSAT ocupa o 4º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados, se destacando dos demais serviços analisados pelos 400 moradores participantes das pesquisas.

As taxas de aprovação começaram 2025 com 76,1%, soma de 4,1% de ótimo e 72% de bom. O desempenho indica ligeira queda em relação ao levantamento anterior, quando 81% dos entrevistados disseram aprovar o serviço.
A rejeição ficou em 8,7%, resultado de 5,6% de ruim e 3,1% de péssimo. A pesquisa considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Na percepção dos moradores de acordo com a região da cidade, a maior aprovação da Qualidade da Água foi obtida no setor 4 (Vl. Penha do Rio Peixe, C. H. Itapira, Jd. Galego e arredores), com 94,1%. A rejeição foi mais elevada no setor 8 (Vl. Eleutério, Vl. Barão de A. Nogueira, Ponte Nova e proximidades), com 33,4%.

Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Itapira alcance 73.919 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).