Metodologia INDSAT

  • Objetivo - Identificar os índices de satisfação dos principais serviços e agentes públicos das cidades envolvidas.

  • Universo - Eleitores de 16 anos ou mais das cidades analisadas.

  • Amostra - Variável, de modo a garantir uma Margem de Erro de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos, nos resultados gerais.

  • Variáveis Controladas - Sexo, Idade e Escolaridade segundo dados do IBGE e PNAD 2014, com adequação ao critério INDSAT.

  • Nível de Confiança - 95%

  • Checagem e Qualidade - Todos os questionários passam por um processo de filtragem e 10% dos questionários são fiscalizados.

  • Coleta de Dados - Domiciliar, pessoal, com uso de palmtops.

SETORES AVALIADOS

  • Educação;

  • Saúde;

  • Segurança;

  • Transporte;

  • Coleta de Lixo;

  • Qualidade da Água;

  • Abastecimento de Água;

  • Iluminação;

  • Trânsito;

  • Cultura;

  • Asfalto;

  • Geração de Emprego;

  • Qualidade de Vida;

  • Guarda Municipal;

  • Merenda Escolar;

  • Limpeza Pública.

INDSAT

Nós criamos o termo INDSAT (lê-se indi sati) para facilitar o entendimento dos índices de satisfação atribuídos para cada Serviço Público.

 

Assim, classificamos o grau de satisfação de uma população, em relação a um serviço, de acordo com o INDSAT alcançado na seguinte escala:

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.

  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

 

O INDSAT também proporciona uma melhor visualização da posição ocupada do Serviço Público de uma determinada cidade, quando esse é comparado com outras.

 

O INDSAT consiste em um único número, que poderá atingir no máximo 1.000 pontos, resultante da seguinte soma:

  • Percentual recebido de ÓTIMO multiplicado por 10

  • Percentual recebido de BOM multiplicado por 8

  • Percentual recebido de REGULAR multiplicado por 6

  • Percentual recebido de RUIM multiplicado por 4

  • Percentual recebido de PÉSSIMO multiplicado por 2

 

Só é considerado na soma o entrevistado que se posicionar em relação ao serviço pesquisado.

 

Exemplo:

 

Imagine o Serviço de Coleta de Lixo de uma cidade que obteve os seguintes dados:

  • 15% de ótimo

  • 35% de bom

  • 20% de regular

  • 10% de ruim

  • 20% de péssimo

 

O Serviço de Coleta de Lixo desse município terá um INDSAT de 630 pontos advindos da soma:

  • 15 X 10 = 150

  • 35 X 8 = 280

  • 20 X 6 = 120

  • 10 X 4 = 40

  • 20 X 2 = 40

  • Total 630 pontos

 

De acordo com este exemplo, a Coleta de Lixo desta cidade é classificado como sendo um serviço com Grau Médio de Satisfação.

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

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