7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Aprovação do Abastecimento de Água dispara em Americana

Avaliações positivas do setor registram salto de 15,4 pontos percentuais


MARÇO DE 2022 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Prefeitura municipal divulga atualizações no sistema de abastecimento e reserva de água na cidade. / Foto: Divulgação/PMA

As pesquisas da INDSAT realizadas em Americana (Cidade de Médio Porte - CMP) na primeira quinzena de março registraram uma mudança expressiva nas avaliações dos moradores da cidade a respeito do Abastecimento de Água. A taxa de aprovação do serviço, que finalizou o ano de 2020 com 30,4% de ótimo e bom, alcançou 45,8% no inicio deste ano, resultado de 1,5% de ótimo e 44,3% de bom.

A mudança representa salto de 15,4 pontos percentuais, e pode estar relacionada às melhorias que a administração municipal têm divulgado no último mês a respeito do serviço na cidade, como a instalação de uma nova motobomba para aumentar a quantidade de água enviada para a região do Pós-Anhanguera.

Assim como na aprovação, a rejeição do setor também apresentou melhorias, ainda que em menor escala, caindo de 38,4% no final de 2020 para 31,1% em março deste ano. O número, soma de 14,7% de ruim e 16,5% de péssimo, é resultado do levantamento realizado com 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre os critérios de satisfação analisados pela INDSAT, o Abastecimento de Americana alcançou 599 pontos, mantendo o Grau Médio de Satisfação das pesquisas anteriores e permanecendo abaixo da média do agrupamento, de 769 pontos. No comparativo com os resultados de 2020, o serviço da CMP registrou evolução, saltando de 541 pontos para o patamar atual. Entre os 7 serviços avaliados na cidade, o Abastecimento se classificou em 4º lugar, abaixo da Educação Municipal https://www.indsat.com.br/single-post/educa%C3%A7%C3%A3o-de-americana-registra-aumento-na-aprova%C3%A7%C3%A3o.

Além das novas instalações da motobomba para envio da água para outras regiões, a prefeitura municipal também informou em nota que o Departamento de Água e Esgoto da cidade (DAE) tem realizado obras de ampliação do Centro de Reserva da Vila Santa Catarina, que terá um novo reservatório com capacidade de 2,1 milhões de litros de armazenamento. Segundo informações do órgão público, após a conclusão da obra, a capacidade de reserva da região atendida chegará a 6,1 milhões de litros.


Seguindo a divisão da INDSAT, a cidade de Americana seria dividida da seguinte forma:

Dessa maneira, é possível analisar a aprovação dos moradores a respeito do Abastecimento de acordo com os bairros, que registraram avaliações positivas mais expressivas no setor 8 (São Domingos, Vila Amorim, Vila Rehder e Vila Jones), com 62,5%, seguida do setor 9 (Santa Maria, Paulistano e Lizandra Guanabara), com 60,8%. As avaliações negativas foram maiores no setor 1 (Zanaga I e II, Vila Bela, Parque Nogueira e Jardim Brasil), com 54,4%, seguida do setor 3 (Santa Catarina, Vila Galo, Vila Biasi e Vila Brieds), com 41,2%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Americana alcance 235.075 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).




Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon