1 - 970x250 (3).jpg

Educação de Americana registra aumento na aprovação

Soma de ótimo e bom do serviço atingiu 34%, com queda de 8 pontos percentuais na rejeição


MARÇO DE 2022 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

3º melhor serviço da CMP, Educação de Americana mantém Grau Médio de Satisfação. / Foto: Redes Sociais/PMA

Levantamento da INDSAT realizado em Americana (Cidade de Médio Porte - CMP) revelou aumento na aprovação da Educação Municipal da cidade. As avaliações positivas do serviço, que chegaram a 29,5% em novembro de 2020, apresentaram melhora nos resultados obtidos em março de 2022, atingindo 34% (5% de ótimo e 29% de bom).

A mudança também foi observada na rejeição, que registrou queda de 8 pontos percentuais no intervalo entre o final de 2020 até o início deste ano: com atuais 22,8% (10,9% de ruim e 12% de péssimo), as avaliações negativas já alcançaram 30,9% em novembro.

Outra evolução conquistada pela Educação foi a pontuação do setor, que saltou de 587 pontos no final de 2020 para 608 pontos em março deste ano, mantendo o Grau Médio de Satisfação da INDSAT. Entre os 7 serviços públicos avaliados na CMP, a Educação está classificada como o 3º melhor setor da cidade. Em relação às demais cidades do agrupamento, o serviço de Americana ficou abaixo da média das Cidades Médias, que registraram 652 pontos.

Segundo informações da prefeitura municipal, a Educação da cidade tem realizado diversas atividades de melhoria, como investimentos para contratação emergencial, elaboração de Projeto de Lei para contratação de monitor escolar via concurso público, abertura de processo seletivo para ampliação da quantidade de cuidadores para apoiar os professores com alunos de inclusão e remuneração superior ao estabelecido pelo piso nacional. Além disso, a administração pública divulgou medidas de manutenção em algumas unidades escolares da rede municipal de ensino, como troca de telhas, cimentação, reparo das calhas, substituição do reservatório de água, manutenção completa da tubulação e sistema de bombeamento em unidades de ensino como a Emei Corimbó, Casa da Criança Aracy e Cieps da Praia Azul, São Vitor e Jaguari, assim como a dedetização em todas as unidades.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Americana alcance 235.075 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).





Recentes