2 - Indsat-970x250.jpg
  • INDSAT

INDSAT realiza 6.000 entrevistas por trimestre na RMC

Instituto também avalia governos de Bolsonaro e Doria além da satisfação com os serviços públicos

2º trimestre/2019

Foto: Divulgação/ Indsat

Com objetivo de construir um histórico de satisfação dos principais serviços públicos prestados nos municípios, a INDSAT iniciou, em 2016, os trabalhos que buscam compreender a percepção da população no que se refere às políticas públicas. Nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), são entrevistadas 6 mil pessoas com 16 anos ou mais, sendo 400 moradores em cada um dos municípios.

Dezesseis serviços públicos são estudados trimestralmente pela INDSAT e refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação a qualidade dos serviços prestados nos municípios. Os entrevistados julgam os segmentos a partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao final das pesquisas, o instituto estabelece o índice de satisfação. A margem de erro das pesquisas é de 1,3% e intervalo de confiança é de 95%.

Os serviços avaliados são: Educação Pública, Saúde, Segurança, Transporte, Coleta de Lixo, Qualidade da Água, Abastecimento de Água, Iluminação Pública, Trânsito, Cultura, Qualidade do Asfalto, Geração de Empregos, Qualidade de Vida, Guarda Municipal, Merenda Escolar e Limpeza Pública.

O instituto também pesquisa os índices de satisfação com a gestão do governador João Doria (PSDB) e do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Além disso, a INDSAT acompanha e divulga as primeiras movimentações dos pré-candidatos às Eleições Municipais de 2020.

Atualmente,