• INDSAT

Iluminação Pública de Hortolândia alcança 82% de ótimo e bom

Setor tem apresentando elevados índices de aprovação desde o início do ano passado


MARÇO DE 2021 - CIDADES DE MÉDIO PORTE

Setor de Iluminação é um dos melhores serviços prestados em Hortolândia / Foto: Divulgação

A Iluminação Pública de Hortolândia já é o segundo melhor serviço prestado na cidade e alcança a expressiva marca de 82% de ótimo e bom 766 pontos no ranking INDSAT. O serviço público só está dois pontos atrás do primeiro colocado, a Coleta de Lixo, que registrou 768 pontos.

O resultado é parte da última pesquisa realizada no município na quarta semana de março, poucos dias antes do falecimento do prefeito Angelo Perugini (https://www.indsat.com.br/single-post/perugini-entrega-hortol%C3%A2ndia-no-melhor-momento-de-seu-governo), que ocorrera em 1º de abril.



Foram ouvidos 400 moradores da cidade maiores de 16 anos. A margem de erro do estudo é de 4,8% sob um intervalo de confiança de 95%. O setor de Iluminação Pública obteve no levantamento 14% de regular e apenas 4% de ruim e péssimo. O serviço, que registrou Alto Grau de Satisfação, coloca Hortolândia acima da média das Cidades de Médio Porte (CMP).


A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


· INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

· INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

· INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.


Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:

- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT se utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Hortolândia alcance 233.548 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Fortes investimentos

Desde o início do ano passado, a Prefeitura de Hortolândia vem investindo na troca das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED que possibilitam maior potencial de iluminação com economia aos cofres públicos. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, mais da metade das ruas da cidade já possuem as lâmpadas com a tecnologia LED. Diariamente, o trabalho é realizado em diversos pontos de Hortolândia.

A partir de fevereiro deste ano, um mês antes da realização da pesquisa da INDSAT, a população de Hortolândia passou a contar com um canal na internet para facilitar a solicitação e o acompanhamento de serviços relacionados à iluminação pública. O Consórcio Ilumina Hortolândia, parceiro da Prefeitura nas ações de modernização do parque de iluminação da cidade, colocou no ar o site https://iluminahortolandia.com.br/. Por meio do site, o munícipe consegue solicitar serviços como, por exemplo, a troca de lâmpadas queimadas nos postes de ruas, avenidas, praças, parques e espaços públicos.

Recentes