7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Coleta de Lixo é avaliada como melhor serviço de Americana

Com Alto Grau de Satisfação, setor se destaca dos demais serviços públicos da cidade


MARÇO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Com incentivo à Coleta Seletiva e conscientização ambiental, serviço municipal alcança 81,4% de aprovação. /Foto: Redes Sociais/PMA

A Coleta de Lixo de Americana (Cidade de Médio Porte – CMP) recebeu destaque entre os 7 serviços avaliados na cidade nas pesquisas da INDSAT desenvolvidas em março deste ano. Único setor da CMP a atingir o Alto Grau de Satisfação e melhor classificado no levantamento, a Coleta recebeu 764 pontos e 1º lugar no ranking doméstico da INDSAT, acima da Limpeza https://www.indsat.com.br/single-post/americana-registra-alta-na-pontua%C3%A7%C3%A3o-da-limpeza e da Educação https://www.indsat.com.br/single-post/educa%C3%A7%C3%A3o-de-americana-registra-aumento-na-aprova%C3%A7%C3%A3o. A pontuação do serviço permanece abaixo da média do agrupamento, de 779 pontos, assim como nas pesquisas anteriores.

Nas avaliações positivas do serviço, a Coleta alcançou 81,4% de aprovação, soma de 5,3% de ótimo e 76,1% de bom. O número representa queda na comparação com o observado em novembro de 2020 (86,3%), mas mantém longa distância da rejeição do setor, de apenas 3%. No cenário das avaliações negativas, o resultado atual é menor que o obtido no levantamento anterior do final de 2020, quando a Coleta recebeu 3,3% de reprovação. As pesquisas, desenvolvidas com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

De acordo com informações divulgadas pelo portal da prefeitura, os programas de sensibilização, educação ambiental e conscientização da população têm incentivado os moradores de Americana nos cuidados diários com lixo, promovendo a prática da separação de materiais recicláveis dos resíduos comuns e ajudando a diminuição do volume de descartes irregulares no aterro sanitário da cidade. Segundo dados da administração municipal, cerca de 100 toneladas de materiais recicláveis são recolhidas pela Coleta Seletiva da prefeitura mensalmente, contemplando todas as regiões da cidade por meio de coleta residencial, condomínios parceiros, pontos de entrega voluntária, ecopontos, cooperativas e catadores, sendo estes responsáveis por recolher em média 750 toneladas de materiais em diversas regiões da cidade.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Americana alcance 235.075 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon