Saúde Pública de Paulínia conquista Alto Grau de Satisfação
Serviço registra evolução nas pesquisas INDSAT e avança nos indicadores de satisfação
DEZEMBRO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE
Paulínia recebeu 654 pontos no último levantamento de 2023 da INDSAT, fechando o ano com Alto Grau de Satisfação entre os moradores participantes da pesquisa. Pela primeira vez em 3 anos o serviço atingiu satisfação elevada no estudo, superando o Grau Médio observado nos anos anteriores. A nota atual supera a média das Cidades de Médio Porte (CMPs), que registraram 559 pontos. O serviço ficou entre os 15 setores com Alto Grau de Satisfação na cidade, considerando os 16 serviços públicos avaliados na pesquisa.
50% dos moradores disseram aprovar o serviço entre os 400 entrevistados pela INDSAT. A taxa formada por 7,6% de ótimo e 42,4% de bom é a mais elevada nos últimos 3 anos, indicando salto de 9,1% em relação aos dados obtidos em junho deste ano.
No mesmo período a rejeição caiu 6,1% entre junho e dezembro, chegando a 22,1% no final de 2023 (13,7% de ruim e 8,4% de péssimo). Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Recentemente, o programa de Saúde Pública "Dezembro Vermelho: Paulínia na luta contra a AIDS", promovido pela prefeitura municipal, tem abordado o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças como sífilis e AIDS, realizando testes rápidos e sigilosos nos postos de atendimento.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Paulínia alcance 108.553 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments