• INDSAT

Qualidade da Água em Santos está acima da média das CGPs

O serviço público obteve 778 pontos no ranking INDSAT e Alto Grau de Satisfação


ABRIL DE 2021 - CIDADES DE GRANDE PORTE

Qualidade da Água em Santos está entre as melhores das Cidades de Grande Porte / Foto: Acervo Sabesp

Com 778 pontos no ranking INDSAT, a Qualidade da Água em Santos se destaca por estar acima da média das Cidades de Grande Porte (CGP) avaliadas pela INDSAT. Em estudo realizado na primeira semana de abril com 600 moradores locais, maiores de 16 anos, a Qualidade da Água fornecida pela Sabesp no município praiano obteve 86% de ótimo e bom e apenas 1,9% de ruim e péssimo. A margem de erro é de 4% sob um intervalo de confiança de 95%.

O expressivo resultado deu à água fornecida nas torneiras santistas Alto Grau de Satisfação no ranking INDSAT, que vai de 200 a 1 mil pontos e fez dela o melhor serviço público prestado em abril na cidade de Santos entre os 16 avaliados. Destaca-se ainda que os números colocam a Qualidade da Água com índice de satisfação acima das CGPs, que no início se abril registrava 765 pontos.

Segundo a Sabesp, a cidade recebe água de três estações de tratamento: Cubatão, Pilões e Caruara, que pertencem ao Sistema Integrado da Baixada Santista. Este Sistema também abastece os municípios de Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Guarujá, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente, com capacidade total de 25 metros cúbicos por segundo.O esgoto é processado na Estação de Pré-condicionamento Santos com capacidade de 5.300 litros por segundo, que atende, inclusive, a área insular de São Vicente.

Este é o primeiro levantamento realizado pela INDSAT em Santos. Apresentados ao público no final de 2016, os estudos da INDSAT tornaram-se rapidamente no maior levantamento do país em satisfação serviços públicos. Com uma métrica exclusiva de avaliação, o ranking permite que os agentes públicos e a população em geral tenham controle e acompanhamento dos serviços prestados em seus municípios.

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação

  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação

  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação

  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:

  • Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

  • Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

  • Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Santos alcance 429.513 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes