Saúde Pública de Pacaembu está acima da média das CPPs
Serviço público supera a média de 571 pontos das demais cidades do agrupamento, registrando 641 pontos na INDSAT
ABRIL DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE
Avaliada pela primeira vez na INDSAT, a Saúde Pública de Pacaembu (Cidade de Pequeno Porte - CPP) registrou pontuação superior nas pesquisas públicas de satisfação realizadas em abril deste ano, atingindo 641 pontos no levantamento. A nota obtida pelo serviço doméstico ultrapassa a média das CPPs, de 571 pontos, e se classifica com Grau Médio de Satisfação nos indicadores da instituição. Na análise geral, a Saúde se classifica em 13º entre os 15 serviços públicos avaliados pela INDSAT em Pacaembu.
Entre os 400 moradores maiores de 16 anos entrevistados pelo estudo, 46,1% diz aprovar o serviço. A taxa é formada por opiniões de 4,8% de "ótimo" e 41,2% de "bom". Outros 23,2% rejeitam a Saúde, agrupados entre 16% de "ruim" e 7,1% de "péssimo". Os demais, 30,8%, classificam o serviço da CPP como "regular".
Além da análise dos moradores como um todo, a população de Pacaembu foi dividida por perfil demográfico (gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião), possibilitando uma avaliação mais detalhada sobre o serviço. Assim, a maior aprovação foi identificada entre moradores com mais de 50 anos, chegando 50,6%. Já a rejeição registrou patamares mais elevados entre a população de escolaridade superior, atingindo 28,9%.
Os dados apresentados pela pesquisa consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.Os resultados refletem exclusivamente a opinião dos moradores participantes da pesquisa.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Pacaembu alcance 13.009 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
Comentários