Cultura de Indaiatuba recebe Grau de Excelência
- INDSAT

- há 15 minutos
- 2 min de leitura
Com nível de satisfação mais elevado da INDSAT, segmento se destaca nas avaliações da cidade
DEZEMBRO DE 2025 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Grau de Excelência, 3º lugar entre os serviços públicos da cidade e patamar mais elevado em 5 anos. Estes são alguns dos resultados da Cultura de Indaiatuba, Cidade de Médio Porte avaliada pela INDSAT no final de 2025.
O setor alcançou o nível mais alto de satisfação concedido pela INDSAT em dezembro de 2025, avançando no comparativo com as pesquisas anteriores e principalmente em relação à média das CMPs, de 722 pontos.
Além do destaque na pontuação, o setor também se destacou entre os 16 serviços públicos avaliados no levantamento, classificando-se em 3º lugar no estudo.
Ao longo dos últimos 5 anos, a Cultura recebeu Excelência duas vezes, no estudo atual e em setembro de 2021, com 801 pontos. Em todo o período entre novembro de 2020 a dezembro de 2025, a Cultura se manteve acima da média das CMPs.

Os dados de aprovação também indicaram resultados diferenciados, chegando a 88,7% em dezembro, maior aprovação dos últimos 5 anos. Mesmo com o destaque atual, formado por 15,6% de ótimo e 73,1% de bom, o histórico de aprovação da Cultura de Indaiatuba mostra que o setor sempre esteve em alta, com grande parte do período indicando taxas acima de 80%.
A rejeição, baixa nos últimos anos, chegou a um dos menores patamares na pesquisa recente, com 1,8% (1,1% de ruim e 0,8% de péssimo). Nos últimos 5 anos, os menores patamares registrados foram observados em junho de 2023, quando a Cultura recebeu apenas 0,8%, e março de 2024, com 1,5%. No total, 400 moradores participaram dos estudos, com resultados considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Indaiatuba alcance 267.796 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


























