top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Saúde Pública de Itapira está acima da média das Pequenas Cidades

Satisfação do serviço mantém patamar superior ao agrupamento há mais de dois anos


SETEMBRO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Aparelhos oftalmológicos são adquiridos para consultas no CAIS, auxiliando o atendimento à população. / Foto: Divulgação/PMI.

Pesquisas realizadas pela INDSAT em Itapira mostram que a Saúde Pública da Cidade de Pequeno Porte (CPP) está acima da média do agrupamento, registrando 634 pontos. A diferença em relação as demais CPPs (634 pontos) representa salto entre a Saúde de Itapira e a média do agrupamento, diferença que já chegou a 100 pontos em fevereiro de 2022. O desempenho atual da Saúde de Itapira indica Grau Médio de Satisfação no levantamento. No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos da cidade, a Saúde está em 14º lugar nas avaliações de satisfação dos moradores.

Entre os 400 moradores maiores de 16 anos participantes das pesquisas, 47,2% aprovam a Saúde Pública de Itapira. 2,3% classificam o setor como ótimo enquanto 44,9% avaliam como bom. A avaliação positiva atual é a mais elevada obtida pela Saúde em 2023. Na comparação com os anos de 2021 e 2022, a taxa fica em 2º lugar entre as mais altas, logo após os 51,2% observados em dezembro de 2022.

25,8% avaliam negativamente o serviço em Itapira, divididos entre 18,9% de ruim e 6,9% de péssimo. O patamar indica aumento em relação às taxas obtidas em junho deste ano (23,3%), mas é mais baixo que o observado no período similar no ano anterior, em agosto (29,1%). A margem de erro das pesquisas é de 4,8%. O intervalo de confiança é de 95%.

No cenário de atendimentos à população, a prefeitura divulgou em setembro a compra de novos aparelhos para o ambulatório de oftalmologia do CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde). Entre os equipamentos estão o Lensômetro, uma Lâmpada de Fenda e um Conjunto Oftalmoscópio/ Retinoscópio, responsáveis por auxiliar na avaliação ocular e realizar pequenos procedimentos.

Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Itapira alcance 71.718 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



Comentários


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page