top of page
982x381px (2).png

Saúde Pública de Itapira está acima da média das Pequenas Cidades

INDSAT

Satisfação do serviço mantém patamar superior ao agrupamento há mais de dois anos


SETEMBRO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Aparelhos oftalmológicos são adquiridos para consultas no CAIS, auxiliando o atendimento à população. / Foto: Divulgação/PMI.

Pesquisas realizadas pela INDSAT em Itapira mostram que a Saúde Pública da Cidade de Pequeno Porte (CPP) está acima da média do agrupamento, registrando 634 pontos. A diferença em relação as demais CPPs (634 pontos) representa salto entre a Saúde de Itapira e a média do agrupamento, diferença que já chegou a 100 pontos em fevereiro de 2022. O desempenho atual da Saúde de Itapira indica Grau Médio de Satisfação no levantamento. No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos da cidade, a Saúde está em 14º lugar nas avaliações de satisfação dos moradores.

Entre os 400 moradores maiores de 16 anos participantes das pesquisas, 47,2% aprovam a Saúde Pública de Itapira. 2,3% classificam o setor como ótimo enquanto 44,9% avaliam como bom. A avaliação positiva atual é a mais elevada obtida pela Saúde em 2023. Na comparação com os anos de 2021 e 2022, a taxa fica em 2º lugar entre as mais altas, logo após os 51,2% observados em dezembro de 2022.

25,8% avaliam negativamente o serviço em Itapira, divididos entre 18,9% de ruim e 6,9% de péssimo. O patamar indica aumento em relação às taxas obtidas em junho deste ano (23,3%), mas é mais baixo que o observado no período similar no ano anterior, em agosto (29,1%). A margem de erro das pesquisas é de 4,8%. O intervalo de confiança é de 95%.

No cenário de atendimentos à população, a prefeitura divulgou em setembro a compra de novos aparelhos para o ambulatório de oftalmologia do CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde). Entre os equipamentos estão o Lensômetro, uma Lâmpada de Fenda e um Conjunto Oftalmoscópio/ Retinoscópio, responsáveis por auxiliar na avaliação ocular e realizar pequenos procedimentos.

Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Itapira alcance 71.718 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



Commentaires


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page