top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Qualidade de Vida de Itupeva alcança pontuação elevada na INDSAT

Atributo avaliado pelos moradores registra Alto Grau de Satisfação no levantamento, acima da média das Pequenas Cidades


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Com a 4ª melhor pontuação na cidade, segmento registra aprovação elevada nas pesquisas. / Foto: Divulgação/PMI.

Segmento avaliado entre os 16 serviços públicos de Itupeva, a Qualidade de Vida da Cidade de Pequeno Porte (CPP) registrou pontuação elevada na INDSAT, superando os indicadores obtidos em pesquisas anteriores e ultrapassando a média das CPPs. Com 752 pontos, a Qualidade de Vida de Itupeva se destacou frente à média de 733 pontos das demais cidades do agrupamento, indicando o maior patamar observado na cidade em todo o período entre junho de 2022 e março deste ano. A nota concede ao segmento Alto Grau de Satisfação na INDSAT, refletindo as avaliações dos 400 moradores participantes do estudo.

Do total de serviços considerados pela INDSAT em Itupeva, 12 atingiram Alto Grau de Satisfação, como a Educação Pública, Geração de Empregos, Segurança, Coleta de Lixo, entre outros.

Entre os entrevistados, 86,3% disseram se sentir satisfeitos morando na cidade. 13,8% indicaram insatisfação na avaliação.

A aprovação registrada em março está entre as mais altas obtidas pelo atributo, com 74,1% de avaliações positivas (7,6% de ótimo e 66,5% de bom). Superada apenas pelos resultados de dezembro de 2022 (76,4%), a aprovação recente é mais elevada que o observado em setembro (61,8%) e junho (53,3%) do mesmo ano.

O mesmo cenário aconteceu na rejeição. 4,1% rejeitaram a Qualidade de Vida em Itupeva na pesquisa de março deste ano. Em dezembro, os resultados eram de 3,5%. Nos meses de setembro e junho, as avaliações negativas chegaram a 6,8% e 11,6%, respectivamente.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Itupeva alcance 64.330 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page