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  • INDSAT

Pesquisa indica Alto Grau de Satisfação no Transporte Público de Paulínia

Classificada entre os 10 melhores serviços públicos da cidade, setor está quase 200 pontos acima da média das CMPs


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

72,4% aprova o Transporte Público da cidade, maior resultado em mais de dois anos de pesquisas. / Foto: Divulgação/PMP.

O Transporte Público de Paulínia manteve mais uma vez as avaliações elevadas nas pesquisas da INDSAT. No levantamento mais recente realizado em março deste ano, a pontuação do serviço público chegou 731 pontos entre os moradores, quase 200 pontos acima da média das Cidades de Médio Porte (CMP), que registraram 538 pontos. O patamar classifica o setor com Alto Grau de Satisfação nas pesquisas, repetindo o comportamento superior observado desde maio de 2022. Até o momento atual, a maior diferença entre o desempenho doméstico e a média do serviço nas CMPs havia sido registrado em maio do ano anterior, quando Transporte de Paulínia atingiu 676 pontos em relação aos 485 pontos das demais cidades do agrupamento.

A posição atual classifica o Transporte em 9º lugar na CMP, presente entre os 10 melhores serviços da cidade.

O avanço foi replicado na aprovação do setor, que registrou em março a maior taxa de avaliações positivas, com 72,4%. Formado por 8% de ótimo e 64,3% de bom, o resultado obtido na pesquisa atual representa o patamar mais alto no período entre novembro de 2020 e março deste ano, com avanço constante desde janeiro de 2022.

No sentido oposto, a rejeição representa o menor indicador negativo do período, chegando a 9,8% entre os 400 moradores entrevistados na CMP. Os resultados apresentaram algumas oscilações no período avaliado, registrando a maior queda entre janeiro e março de 2022, de 46,5% para 14,4%. Em seguida, o indicador subiu novamente, oscilando até atingir o menor patamar registrado pelo serviço na cidade, Os dados, que consideram margem de erro de 4,8%, tem intervalo de confiança de 95%.

Em 2023, o Transporte Público de Paulínia recebeu diversas melhorias, o que pode ter refletido na mudança nas avaliações entre os moradores. Desde a criação de nova linha e alterações em itinerários até a instalação de novos abrigos do transporte público, a prefeitura municipal tem investido no setor. No caso dos abrigos, algumas regiões receberam instalações com cobertura pela primeira vez, enquanto outras foram substituídas pelo projeto mais moderno. De acordo com informações da administração municipal, serão instaladas no total 700 novas coberturas na cidade.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM e PÉSSIMO obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Paulínia alcance 108.553 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).



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