Mogi Guaçu obtém 755 pontos na Qualidade da Água
- INDSAT

- 24 de set.
- 2 min de leitura
Desempenho indica Alto Grau de Satisfação na INDSAT, acima da média das CMPs
JULHO DE 2025 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

A Qualidade da Água de Mogi Guaçu registrou uma das melhores avaliações na cidade entre os 16 serviços públicos considerados pelo levantamento INDSAT. O setor obteve 755 pontos e Alto Grau de Satisfação em julho deste ano, superando mais uma vez a média atual das Cidades de Médio Porte, de 701 pontos. Desde o início deste ano, a Qualidade se mantém acima da média do agrupamento, completando o semestre em patamar superior na INDSAT.
O histórico do setor mostra que no início do ano a Qualidade de Água registrou 750 pontos, saltando para 763 pontos em abril e retornando aos 755 pontos no patamar atual. Classificado em 2º no ranking doméstico da INDSAT, o setor está logo abaixo do Abastecimento de Água https://www.indsat.com.br/single-post/abastecimento-de-%C3%A1gua-tem-82-5-de-aprova%C3%A7%C3%A3o-em-mogi-gua%C3%A7u.

Com alta aprovação na cidade, as taxas positivas chegaram a 81,2% entre os moradores entrevistados. Mesmo com o número elevado, as taxas dos meses anteriores foram mais altas nas pesquisas, com 83,7% em janeiro e 83,4% em abril. Atualmente a aprovação é formada por 2,5% de ótimo e 78,7% de bom.
A rejeição indicou mais um momento de oscilação, considerando 6,5% em janeiro, queda para 4,5% em abril e atuais 5% em julho. 4% de ruim e 1% de péssimo formam o patamar, seguido de 13,8% de taxas de "regular".
Na lista de problemas da CMP, a Qualidade da Água ocupa um dos últimos lugares, com 0,3% de representatividade no total de questões apontadas pelos moradores. A INDSAT considera margem de erro de 4,8 sob intervalo de confiança de 95%.
Entre as notícias mais recentes da cidade está a assinatura de ordem de serviço para a construção do novo reservatório de água na Zona Sul da cidade, com capacidade de 2,8 milhões de litros.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a previsão para 2025 é de que Mogi Guaçu alcance 159.735 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


























