top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Luiz Fernando inicia 2º mandato com 61% de aprovação em Jundiaí

Rejeição ao governo é de 12,9% e regulares alcançam 26,1%. Foram ouvidos 600 moradores da cidade


ABRIL DE 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Reeleito em primeiro turno em novembro de 2020, Luiz Fernando mantém aprovação neste início de ano / Foto: Redes Sociais

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), inicia seu segundo mandato com 61% de ótimo e bom. É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT na primeira semana de abril. O resultado garante ao prefeito 704 pontos no ranking, o que lhe classifica com Alto Grau de Satisfação.

A nota obtida pelo tucano está acima da média das Cidades de Grande Porte (CGP), agrupamento do qual Jundiaí está incluída. No início de abril, a nota média das CGPs havia se estabelecido em 667 pontos.

Foram ouvidos 600 moradores de Jundiaí maiores de 16 anos em entrevista pessoal e domiciliar. A margem de erro da pesquisa é de 4% sob um intervalo de confiança de 95%. Ao todo, a Administração Pública local obteve 11,6% de ótimo, 49,4% de bom, 26,1% de regular, 5,2% de ruim e 7,7% de péssimo.

Este é o primeiro levantamento realizado pela INDSAT no município de Jundiaí. Análise realizada pela empresa no início deste ano revelou que as administrações municipais que receberam Alto Grau de Satisfação em suas pesquisas do 4º trimestre de 2020 reelegeram seus prefeitos ou elegeram os sucessores das respectivas chapas nas eleições de novembro

No grupo das 10 maiores cidades do Estado, São José dos Campos, Santo André, São Bernardo do Campo e Osasco foram os municípios que fecharam o ano de 2020 com Alto Grau de Satisfação no quesito administração pública e reelegeram seus prefeitos já no primeiro turno.

Das quatro cidades em questão, três prefeitos são tucanos. Em São José, Felicio Ramuth (PSDB) se reelegeu com 58,21% dos votos válidos; em Santo André, Paulo Serra (PSDB) foi reeleito com 76,85%. Já Orlando Morando (PSDB) permaneceu por mais um mandato à frente da Prefeitura de São Bernardo do Campo, após receber 67,28% dos votos. Osasco reelegeu Rogério Lins, do Podemos, com 60,94% dos votos.

Apesar de não ter participado dos estudos da INDSAT no ano passado, Jundiaí apresenta números semelhantes aos dos prefeitos reeleitos que obtiveram Alto Grau de Satisfação. Luiz Fernando também foi reeleito no primeiro turno com 69,64% dos votos válidos.

“Certamente o prefeito de Jundiaí vinha de uma administração com Alto Grau de Satisfação, o que lhe garantiu a reeleição em primeiro turno como todos os demais que a INDSAT avaliou”, analisa Paulo Ricardo Gomes, diretor da INDSAT. .


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


· INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

· INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

· INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

· INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.


Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:


- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Jundiaí alcance 409.439 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page