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Limeira registra salto positivo nas avaliações da Limpeza Pública

Serviço registra aumento na pontuação no 2º trimestre de 2022


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Mutirões de limpeza compulsória são realizados na cidade. / Foto: Divulgação/PML

Avaliada em junho pela INDSAT, a Limpeza Pública de Limeira (Cidade de Médio Porte – CMP) registrou mudanças significativas na pontuação em relação às pesquisas realizadas no início do ano. Nos primeiros meses de 2022, o serviço conquistou 698 pontos, saltando para atuais 718 pontos no 2º trimestre. O aumento representa evolução no serviço, ultrapassando a média das CMPs, de 692 pontos. Com a nota obtida nas pesquisas, a Limpeza mantém o Alto Grau de Satisfação e se classifica em 3º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos de Limeira.

A mudança positiva também foi registrada na aprovação do setor, que alcançou 69,5% no levantamento atual. O resultado, soma de 7,1% de ótimo e 65,2% de bom, representa evolução no comparativo com os números do 1º trimestre, que atingiram 61,5% de avaliações positivas. Na comparação entre junho deste ano e junho de 2021, a aprovação atual se aproxima do patamar elevado observado no ano anterior, quando a Limpeza alcançou 71,4% de ótimo e bom. Nos meses decorridos no intervalo, a somatória de avalições positivas oscilou entre 60,1% em setembro e 58,2% em dezembro de 2021, subindo para 61,5% em março de 2022.

A rejeição da Limpeza registrou diversas mudanças no mesmo período, partindo de 8,8% em junho do ano anterior para 10,6% em setembro, até saltar para 22,2% em dezembro. Em março de 2022, as avaliações negativas caíram para 15,4%, registrando mais uma queda nas pesquisas atuais, com 13,1% de reprovação. O resultado é soma de 8,6% de ruim e 4,5% de péssimo. As pesquisas contam com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

De acordo com informações divulgadas pelo portal da prefeitura, equipes de Limpeza realizaram no mês de junho procedimentos de “limpeza compulsória” em alguns imóveis na cidade, localizados em bairros como Vila Santa Lina e Vila Queiroz, denunciados através do canal 156. As operações retiraram grandes quantidades de materiais inservíveis, como embalagens plásticas, entulhos e demais resíduos. Em nota, a prefeitura informou ainda que a remoção dos materiais revelou animais peçonhentos, como ratos e escorpião, e larvas de mosquito, que serão analisados em função de possível compatibilidade com o Aedes aegypti.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Limeira alcance 297.662 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

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