Coleta de Lixo avança nos indicadores de satisfação em Mairiporã
- INDSAT

- 16 de jun.
- 2 min de leitura
Após mudança registrada no 1º trimestre, setor retoma pontuação elevada na cidade
JUNHO DE 2025 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Levantamento realizado no 2º trimestre de 2025 em Mairiporã (Cidade de Médio Porte – CMP) indicou que a Coleta de Lixo retomou patamar elevado na pontuação do serviço, alcançando 712 pontos e Alto Grau de Satisfação na INDSAT. Classificado como melhor serviço da cidade, a Coleta manteve o nível de satisfação observado há mais de 4 anos, mesmo com mudanças na pontuação nos últimos meses. Destaque entre os 16 setores avaliados em Mairiporã, a Coleta ficou abaixo da média das CMPs, de 758 pontos.

A aprovação da Coleta registrou comportamento semelhante na análise da INDSAT, com queda em março e recuperação dos resultados positivos em junho. Atualmente, o serviço tem 68,5% de aprovação, soma de 3,5% de ótimo e 65% de bom. A rejeição, que subiu no estudo anterior, caiu novamente em junho, registrando atuais 12,1%, soma de 8,1% de ruim e 4% de péssimo. No total, 400 moradores participaram do levantamento, que considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Segundo informações da prefeitura municipal, a cidade tem avançado na regulamentação para os grandes geradores de resíduos e no fortalecimento da coleta seletiva na CMP. Os dados contam com mais de 30 pontos de coleta espalhados pelo município.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.


























