Aprovação da Qualidade da Água dispara em São Bernardo do Campo
Avaliação positiva ganhou força no levantamento de agosto e acompanhou avanço da nota do serviço
AGOSTO DE 2026 - CIDADE DE GRANDE PORTE

A aprovação da Qualidade da Água disparou em São Bernardo do Campo nas pesquisas INDSAT de agosto de 2026. O percentual de avaliações positivas chegou a 64,8%, reunindo 61,3% de respostas boas e 3,5% de ótimas entre os moradores entrevistados no levantamento. O resultado representou avanço de 13,8 pontos percentuais em relação aos 51% registrados em julho e foi o maior índice positivo desde abril, quando a aprovação alcançou 56,4%.
A evolução também foi observada na comparação com o início do ano. Em fevereiro, 43,6% dos moradores avaliaram positivamente a Qualidade da Água. O percentual passou para 56,4% em abril, ficou em 52,3% em maio, chegou a 51% em julho e voltou a crescer em agosto. No histórico apresentado, o maior resultado foi registrado em junho de 2025, quando a aprovação alcançou 69,6%.
Rejeição caiu e ficou abaixo de 20%
A rejeição do setor somou 17,3% em agosto, formada por 13,7% de avaliações ruins e 3,5% de péssimas. O percentual ficou abaixo dos 21,2% registrados em julho e também representou melhora em relação aos 19,8% de maio. Em fevereiro de 2026, a rejeição havia chegado a 32,1%, maior percentual observado entre março de 2025 a agosto deste ano.
A trajetória mostrou redução das avaliações negativas após o pico registrado em fevereiro. O percentual caiu para 17,9% em abril, voltou a 19,8% em maio, passou para 21,2% em julho e chegou aos atuais 17,3% em agosto. As avaliações regulares corresponderam a 17,9% das respostas no levantamento atual.

Nota voltou a superar a média das Grandes Cidades
O avanço da percepção positiva também acompanhou a evolução da nota atribuída à Qualidade da Água. Em agosto, o serviço alcançou 695 pontos, 45 pontos acima dos 650 registrados em julho. A pontuação ficou 34 pontos acima da média de 661 pontos das Cidades de Grande Porte (CGP) e colocou a Qualidade da Água na 5ª posição entre os 16 serviços avaliados em São Bernardo do Campo.
O resultado manteve o serviço em Alto Grau de Satisfação. Após registrar 605 pontos e Grau Médio em fevereiro, a Qualidade da Água voltou ao Alto Grau nos levantamentos seguintes, com 666 pontos em abril, 660 em maio, 650 em julho e 695 em agosto.
























