Abastecimento de Água tem 79,7% de aprovação em Arujá
- INDSAT
- 6 de ago.
- 2 min de leitura
6,1% dos entrevistados avalia o setor como ótimo; 73,6% classifica como bom
MAIO DE 2025 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Com 79,7% de aprovação, o Abastecimento de Água de Arujá registrou taxas elevadas nas pesquisas INDSAT realizadas em maio. O patamar mantém os resultado positivos observados nos últimos meses, que oscilaram entre 83,6% em dezembro de 2024 até o patamar atual de aprovação. 6,1% de ótimo e 73,6% de bom formam o número recente, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
No total, 400 moradores participaram do estudo. A rejeição do serviço ficou em 3,6%, a mais baixa desde o final de 2024. 2,3% de ruim e 1,3% de péssimo formam o patamar.

A análise dos 16 serviços públicos de Arujá indica que o Abastecimento é melhor avaliado na Cidade de Pequeno Porte (CMP), com 762 pontos e Alto Grau de Satisfação. O serviço se mantém acima da média do agrupamento, de 727 pontos. As notas superiores do serviço em Arujá são registradas desde agosto de 2023, mantendo o Alto Grau de Satisfação desde março de 2021.
Em maio, a Sabesp informou o início de 12 grandes obras na região do Alto Tietê que devem impactar na coleta e tratamento de esgoto em diversas cidades, incluindo Arujá. A conclusão do projeto é estimada para 2027 e conta com investimento de R$2 bilhões, impactando mais 300 mil paulistas. As informações são do portal de notícias da Sabesp. O texto informa ainda que as aregiçoes mais impactadas pelas obras serão os bairros Arujá América, Arujá 5, Arujá Country Club, Arujazinho I, Arujazinho IV, Centro, Centro Industrial, Cidade Nova Arujá, Jardim Leika, Jardim Real, Jardim Rincão, Jordanópolis, Limoeiro, Parque Nossa Senhora do Carmo, Parque Rodrigo Barreto, Real Park e Verdes Lagos.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Arujá alcance 89.943 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).