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Abastecimento de Itapira conquista Grau de Excelência da INDSAT

Segmento recebe a melhor avaliação entre os serviços públicos da cidade


FEVEREIRO DE 2022 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Serviço é classificado em 1º lugar na CPP, acima da média do agrupamento e com 93,5% de aprovação. / Foto: Divulgação/SAAE

817 pontos, 93,5% de aprovação e apenas 1,3% de rejeição. É assim que o Abastecimento de Itapira (Cidade de Pequeno Porte - CPP) foi avaliado pelas pesquisas da INDSAT desenvolvidas em fevereiro deste ano, apresentando resultados melhores que os observados no levantamento do final de 2021. Com salto na pontuação e conquistando novamente o Grau de Excelência da instituição, o setor se classificou como o melhor serviço da CPP, acima da média do agrupamento, de 702 pontos, e superando seu próprio desempenho anterior, de 804 pontos.

O patamar da aprovação registrou a maior somatória de ótimo e bom desde maio de 2021, com avaliações positivas atuais distribuídas entre 16,3% de ótimo e 77,1% de bom. Nos meses anteriores, os resultados também apresentaram números positivos, com 88,9% em maio, 93,2% em agosto e 87,6% em novembro, mas o total obtido em fevereiro ultrapassou o desempenho favorável do serviço nos meses anteriores.

Assim como na aprovação, os resultados mais recentes de rejeição apresentaram números ainda melhores que nos meses anteriores, alcançando apenas 1,3% de reprovação (1% de ruim e 0,3% de péssimo). O total obtido em fevereiro é o menor do período, que já atingiu 2,3,% em maio, 1,8% em agosto e 1,5% em novembro de 2021. A coleta de dados desenvolvida pela INDSAT conta conta com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Na análise dos serviços da cidade, a INDSAT propõe a seguinte divisão dos bairros de Itapira para observar o desempenho do Abastecimento com mais detalhes:

Dessa forma, é possível identificar que a maior aprovação do serviço foi registrada no setor 8 (Vila Eleutério, Vila Barão de A. Nogueira, Ponte Nova), com 96,9%, seguida do setor 3 (Jardim Ivete, Jardim Magali, Jardim Bonfim e arredores), com 95,5%. Já a rejeição foi mais significativa no setor 2 (Cubatão, Conjunto Habitacional São Judas Tadeu, Vila Maria e e proximidades), com 5,6%), seguida do setor 3, com 2,3%. Em alguns bairros da cidade, a rejeição do Abastecimento chegou a não registrar nenhum índice negativo.


INDSAT A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Itapira alcance 71.609 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).





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