top of page

83% se sentem satisfeitos morando em Cosmópolis

Resultado positivo é o mais elevado nas pesquisas realizadas em 2023


DEZEMBRO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Foto: Divulgação/PMC.

Estudo realizado pela INDSAT em Cosmópolis revelou que, entre os 400 moradores maiores de 16 anos participantes das pesquisas de satisfação, 83% estão satisfeitos morando em Cosmópolis. A Cidade de Pequeno Porte (CPP) indicou avaliações entre "muito satisfeito" e "satisfeito", somando 1,8% e 81,3% respectivamente. A taxa positiva representa o maior patamar observado ao longo de 2023, considerando 68,8% em março, 73,8% em julho e 79% em setembro, chegando ao indicador mais elevado no final do ano. A margem de erro da pesquisa é de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Os últimos meses registraram queda em relação às opiniões negativas. No final de 2023, o total de indicações classificadas "insatisfeitas" ou "muito insatisfeitas" resultou em 16%, com 15,3% e 0,8%, respectivamente. O número é quase metade do observado em março do mesmo ano, quando 31,3% opinaram de forma negativa sobre a mesma questão. Nos demais meses de julho e setembro, as taxas mostraram 26,3% e 20,5%.

Entre os moradores, o maior resultado de "satisfeito" foi registrado entre moradores com mais de 50 anos, com 85,4%. A taxa mais elevada de "insatisfeito" ficou entre a população de 16 a 30 anos, com 21,9%. Os moradores participantes do estudo foram divididos por perfil demográfico, agrupados por gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Cosmópolis alcance 59.707 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Commenti


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page