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Limpeza Pública de Capivari alcança 76,6% de aprovação

Entre novembro de 2020 a novembro de 2021, aprovação do setor aumentou de 41,9% para 76,6%


NOVEMBRO DE 2021 – CIDADES DE PEQUENO PORTE

Foto: Redes Sociais/PMC

As avaliações da Limpeza Pública de Capivari (Cidade de Pequeno Porte – CPP) apresentaram forte evolução no período entre novembro de 2020 a novembro de 2021. Pesquisas da INDSAT mostram que a aprovação do setor aumentou 34,7 pontos percentuais, saltando de 41,9% no ano anterior para 76,6% neste ano (11,6% de ótimo e 65% de bom).

O desempenho da rejeição também apresentou comportamento favorável no mesmo período, caindo de 21,1% em novembro de 2020 para 5,8% no final deste ano, soma de 4,8% de ruim e 1% de péssimo. Os dados, obtidos através de entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


Além das mudanças positivas observadas na aprovação e rejeição da Limpeza, a pontuação do serviço também recebeu destaque no levantamento atual: com 763 pontos, a nota da CPP ultrapassou a média do agrupamento, de 721 pontos, alcançou o Alto Grau de Satisfação e registrou aumento expressivo em relação à pesquisa anterior, quando recebeu 637 pontos. No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 setores públicos de Capivari, a Limpeza Pública foi avaliada como o 2º melhor serviço da cidade.

Seguindo a divisão proposta pela INDSAT para analisar o desempenho da Limpeza nos bairros da cidade, Capivari seria dividida da seguinte forma:

Assim, é possível observar que a maior aprovação foi registrada no setor 5 (Vila Fátima, Nova Aparecida, Estação e Vila Nova), com 71,5%, e no setor 7 (Jardim do Bosque, Jardim Branyl, Bosque dos Pinheiros e Pinhalzinho), com 50% de ótimo e bom.

Já a rejeição foi mais expressiva no setor 8 (Ribeirão, Famboyant, Jardim São Pedro e Jardim São Batista), com 33,3%, e no setor 1 (Castelani, Rossi, Pipeira e arredores), com 29,7% de ruim e péssimo.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, diversas ações têm sido realizadas para a manutenção das vias públicas e demais áreas da cidade, além da reforma do Ecoponto Castelani, que passa a ser o novo local de descarte de materiais.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Capivari alcance 54.686 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


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