top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Limpeza de Vinhedo se destaca e conquista Grau de Excelência

Primeira vez em 2 anos, serviço alcança nível mais alto de satisfação na INDSAT


JANEIRO DE 2023 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Taxas positivas em relação ao serviço registram alta em toda a cidade. / Foto: Divulgação/PMV.

Com a melhor nota obtida nas pesquisas realizadas ao longo dos últimos dois anos, a Limpeza Pública de Vinhedo (Cidade de Pequeno Porte – CPP) conquistou o nível mais alto de satisfação na INDSAT, recebendo Grau de Excelência nas avaliações desenvolvidas em janeiro deste ano. O indicador de 800 pontos classifica o serviço em 2º lugar ente os 16 setores públicos considerados no estudo, se mantendo acima da média das CPPs, de 714 pontos.

A pontuação atual representa avanço no comparativo com os dados do levantamento anterior, de setembro de 2022 (764 pontos). Os resultados superam a maior nota registrada pelo serviço em dezembro de 2021 (796 pontos), considerando o período entre novembro de 2020 e janeiro de 2023.

Refletida nas demais avaliações a respeito da Limpeza, a aprovação do setor iniciou 2023 em alta nas pesquisas da INDSAT, chegando a 88,7% de ótimo e bom entre os 400 moradores maiores de 16 anos entrevistados pelo estudo. Assim como identificado na pontuação, o número observado em janeiro deste ano é o maior desde dezembro de 2021, quando as avaliações positivas alcançaram 83,9%. Seguida de uma queda em março de 2022, a aprovação tornou a subir em junho daquele ano, aumentando gradativamente até atingir o patamar atual.

Na rejeição foi observada a menor taxa do período avaliado, considerando os últimos 2 anos. A queda registrada em setembro de 2021 se manteve nos indicadores das pesquisas, com exceção do ligeiro aumento observado em março de 2022, caindo constantemente até alcançar os 2% de ruim e péssimo obtidos no início de 2023. Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

A INDSAT também avaliou o desempenho da Limpeza nos bairros da cidade, divididos por setores. Assim, é possível identificar que a maior aprovação do serviço público da CPP foi registrada no setor 6 Jardim Mirian, Jardim Mele, Parque Iolanda e arredores), com 98%, seguido do setor 2 (Vila Savian, Jardim Eldorado, Vida Nova I e proximidades), com 97,5%. Já a rejeição apresentou resultados mais elevados no setor 4 (Nova Vinhedo, Jardim Milanês, Jardim Três Irmãos e vizinhanças), com 7,1%, seguida do setor 5 (Vila Lorenção, Vila Fátima, Vila Junqueira e adjacências), com 2,5%.


No período de chuvas recorrentes no verão, a prefeitura de Vinhedo tem realizado em paralelo às atividades do “Vinhedo de Cara Limpa” operações especiais de roçagem nas áreas públicas. O calendário das atividades de manutenção pode ser conferido nas redes sociais da prefeitura.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Vinhedo alcance 73.371 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CPP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page