top of page
  • INDSAT

Guarda e Segurança de Itaquaquecetuba avançam nas pesquisas da INDSAT

Serviços registram aumento expressivo na aprovação dos moradores no 1º semestre de 2023


JUNHO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Foto: Divulgação/PMI.

Pesquisas da INDSAT realizadas em Itaquaquecetuba (Cidade de Médio Porte - CMP) mostraram evolução nas avaliações da Segurança Pública e da Guarda Municipal da CMP. Ambos os serviços avançaram de forma expressiva no 1º semestre de 2023, saltando de 21,6% em dezembro de 2022 para 47,3% em junho deste ano, no caso da Guarda, e de 16,4% para 41%, no caso da Segurança. A mudança positiva foi a mais relevante observada nas análises dos setores nos últimos dois anos, representando o maior patamar de aprovação nos dois serviços públicos avaliados pela INDSAT.

Evolução da Guarda Municipal de Itaquaquecetuba.

No mesmo período, a rejeição caiu nos indicadores. A soma de ruim e péssimo da Segurança reduziu de 44,3% em dezembro do ano anterior para atuais 23,3%, enquanto a Guarda registrou mudança de 37,4% para 14,2%. O estudo entrevistou 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% nos resultados.

Evolução da Segurança Pública de Itaquaquecetuba.

A pontuação dos serviços superou a média das CMPs, de 629 pontos. Nas avaliações da Guarda Municipal, o setor alcançou 663 pontos e Alto Grau de Satisfação pela primeira vez no período avaliado, se classificando em 8º lugar entre os 16 serviços públicos analisados.

A Segurança Pública também ultrapassou a média do agrupamento, registrando 618 pontos e Grau Médio de Satisfação na INDSAT. A nota é a mais alta do período, posicionando a Segurança em em 11º lugar no levantamento.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Itaquaquecetuba alcance 374.997 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page