1 - 970x250 (3).jpg

Cultura de Santos registra salto expressivo nas avaliações dos moradores

Estudo da INDSAT revela aumento de satisfação do serviço na CGP


JULHO DE 2022 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Resultados das avaliações positivas saltaram de 26,6% em abril do ano anterior para 51,9% em julho deste ano./ Foto: Divulgação/PMS.

As avaliações a respeito da Cultura de Santos (Cidade de Grande Porte - CGP) alcançaram patamares elevados nas pesquisas da INDSAT realizadas no 2º trimestre deste ano. A pontuação do serviço fechou o levantamento com 691 pontos e Alto Grau de Satisfação, representando salto de 129 pontos em relação aos resultados de abril do ano anterior, quando alcançou 562 pontos e Grau Médio de Satisfação. O desempenho posiciona a Cultura em 7º lugar entre 16 serviços públicos da CGP, ultrapassando a média do agrupamento, de 634 pontos.

Acompanhando a evolução observada na pontuação, as avaliações positivas da Cultura atingiram 51,9% de aprovação, soma de 5,9% de ótimo e 46,1% de bom. A taxa atual supera os valores obtidos em abril de 2021, quando as avaliações positivas chegaram a 26,6%. No caso da rejeição, as avaliações negativas de abril, de 32,69%, caíram para 9,5% em julho, resultado de 6,9% de ruim e 2,7% de péssimo. Os dados, obtidos através da participação de 600 moradores maiores 16 anos, consideram margem de erro 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre os moradores de Santos divididos por idade, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação foi observada entre a população com escolaridade superior, com 68,4%. Já a rejeição foi mais expressiva entre moradores com mais de 50 anos, alcançando 13,5%.

As mudanças nas avaliações apresentadas pelas pesquisas indicam um aumento na satisfação dos moradores a respeito das atividades culturais da cidade, que contemplaram no último mês programações como retomada presencial do Santos Jazz Festival, projetos envolvendo estudantes santistas como "Leia Santos" e demais atividades envolvendo programação musical, visual e artística.


INDSAT A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Santos alcance 429.513 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes