top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat.png
  • INDSAT

Com Alto Grau de Satisfação, Abastecimento de São Paulo conquista 2º lugar na INDSAT

Serviço recebeu 654 pontos e se destacou entre os 16 setores avaliados na capital


ABRIL DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Foto: Divulgação/PMSP

Pesquisas a respeito do Abastecimento de Água de São Paulo (Cidade de Grande Porte – CGP) desenvolvidas pela INDSAT no 2º trimestre de 2022 revelaram que o setor se classificou como o 2º melhor serviço da capital entre os 16 setores públicos avaliados pela instituição. Alcançando nota de 654 pontos e Alto Grau de Satisfação, o Abastecimento superou os resultados obtidos pela Limpeza da CGP https://www.indsat.com.br/single-post/aprova%C3%A7%C3%A3o-da-limpeza-p%C3%BAblica-aumenta-em-s%C3%A3o-paulo, mas ficou abaixo da média das demais Grandes Cidades, que receberam 711 pontos.

Entre os meses de fevereiro e abril deste ano, a aprovação do serviço registrou aumento de 1 ponto percentual, subindo de 49% no início do ano para 50% no levantamento mais recente, soma de 3,9% de ótimo e 46,1% de bom. Os números de abril demonstram ligeira retomada aos patamares elevados observados em novembro do ano anterior (53,9%), mas ainda se distanciam da maior taxa registrada em maio de 2021 (63,2%).

Os resultados obtidos na rejeição acompanharam a tendência observada na aprovação, subindo 1 ponto percentual entre os meses de fevereiro e abril. Com mudança de 16,7% para 17,7% (8,3% de ruim e 9,4% de péssimo), as avaliações negativas atingiram um dos maiores patamares do período, que já chegaram a 21,7% em novembro de 2020. No ano anterior, a reprovação registrou queda em maio, com 6,9%, voltando a aumentar em novembro (17,4%). As pesquisas da INDSAT na CGP contaram com a participação de 600 moradores maiores de 16 anos. Os dados obtidos consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Para uma análise mais específica do Abastecimento na capital, a INDSAT sugere a seguinte divisão da cidade:

Desta forma, é possível identificar que a maior aprovação do serviço foi observada no setor 2 (Zona Norte), com 56,6%, seguido do setor 3 (Zona Leste), com 54,9%. Na rejeição, os números mais expressivos foram registrados no setor 1 (Zona Central), com 21,3%, seguido do setor 5 (Zona Oeste), com 19%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que São Paulo alcance 11.869.660 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page