top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Coleta de Lixo registra Grau de Excelência em Cosmópolis

Serviço alcançou o mais alto índice de aprovação no ranking INDSAT


ABRIL DE 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Mais de 80% dos serviços públicos avaliados em Cosmópolis tiveram aumento da aprovação entre novembro de 2020 e abril de 2021

A cidade de Cosmópolis alcançou Grau de Excelência em Coleta de Lixo. A pesquisa realizada pela INDSAT no final de abril de 2021 mostrou que a satisfação com o serviço prestado alcançou 801 pontos e se qualificou no mais elevado nível de aprovação do ranking INDSAT.

Ao todo, Coleta atingiu 90,4% de ótimo e bom. Avaliações negativas ficaram em 3%. A Coleta de Cosmópolis é administrada pelo Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Básico (Consab). Para este levantamento, foram ouvidos 400 moradores da cidade maiores de 16 anos. A margem de erro é de 4,8% sob um intervalo de confiança de 95%.

O estudo da INDSAT indicou que além da Coleta de Lixo, que alcançou Grau de Excelência, outros 5 serviços obtiveram no mínimo Alto Grau de Satisfação, e outros 5 Grau Médio. Entre os 16 serviços prestados, mais de 80% deles apresentaram evolução em seus índices de aprovação entre os meses de novembro de 2020 e abril de 2021.

Para estabelecer a nota, a INDSAT utiliza os critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” e, a partir de uma metodologia exclusiva, realiza o cálculo de satisfação. Em Cosmópolis, o melhor serviço prestado ficou com exatos 801 pontos neste levantamento.

Áreas como Abastecimento de Água, Iluminação Pública e Merenda Escolar ficaram com Alto Grau de Satisfação, pois registraram de 650 a 799 pontos. Já a Limpeza ficou com satisfação mediana na cidade. O objetivo da INDSAT é, além de elaborar o ranking de serviços do município, construir um histórico de satisfação a cada rodada de pesquisas.


O ranking INDSAT apresenta o seguinte critério de pontuação.

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

A partir de maio deste ano todos os serviços que obtiverem Grau de Excelência serão identificados em nossas reportagens e nos relatório por meio de um selo.

As cidades que participam dos estudos da INDSAT são divididas em agrupamentos de acordo com o número de habitantes. São 3 grupos:

  • Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

  • Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

  • Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Cosmópolis alcance 72.215 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page