top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Abastecimento de Água de Itapira chega a 88,9% de ótimo e bom

Serviço obteve 792 pontos no ranking INDSAT e ficou a 8 pontos de obter Grau de Excelência


MAIO 2021 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Próximo de atingir o Grau de Excelência, Abastecimento de Água é o segundo melhor serviço avaliado em Itapira. / Foto: Divulgação PMI.

Recentemente contemplada pelas pesquisas da INDSAT, Itapira (Cidade de Pequeno Porte) já merece destaque na avaliação do Abastecimento de Água. O serviço recebeu 88,9% de ótimo e bom dos moradores da CPP e está a apenas 8 pontos de alcançar o Grau de Excelência na satisfação do setor.

A aprovação é formada por 78,6% de bom e 10,3% de ótimo. A rejeição, de apenas 2,5%, é a soma de 2% de ruim e 0,5% de péssimo. Na somatória das avaliações, o Abastecimento recebeu 792 pontos, mais que a média das CPP’s, de 778 pontos, e se classifica com Alto Grau de Satisfação. No ranking doméstico da INDSAT, que analisa os 16 serviços públicos da cidade, o Abastecimento de Água ocupa o 2º lugar, atrás apenas da Coleta de Lixo https://www.indsat.com.br/single-post/coleta-de-lixo-alcan%C3%A7a-grau-de-excel%C3%AAncia-em-itapira.

Os dados foram obtidos através de entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

O levantamento, realizado na terceira semana de maio, reflete as diversas ações preventivas da Administração Pública da CPP para evitar uma crise hídrica no período atual de estiagem. Segundo o portal da prefeitura, algumas medidas já foram tomadas para que o abastecimento de água na cidade não sofra nenhuma interrupção, como a parceria com os ceramistas da cidade para utilização de água das cavas, a aquisição de um conjunto de motobomba (montado em uma carreta agrícola) capaz de transportar até 40 litros de água por segundo e o desassoreamento do Ribeirão da Penha através do sistema de dragagem em um trecho de 1.500 metros a montante da captação para melhorar o curso hídrico.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Itapira alcance 71.609 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page