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Coleta de Lixo alcança Grau de Excelência em Itapira

Serviço público ultrapassou a casa dos 800 pontos e alcançou o mais elevado grau de satisfação do ranking INDSAT


MAIO de 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Em abril, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) concedeu a licença operativa definitiva do aterro com validade até 8 de abril de 2026 / Foto: Divulgação PMI

Os moradores e a Administração Pública de Itapira (Cidade de Pequeno Porte) ganharam em maio um novo motivo para comemorar: a Coleta de Lixo da cidade alcançou o Grau de Excelência e somou 805 pontos no ranking doméstico da INDSAT. Os dados são do último levantamento realizado na CPP na 3ª semana de maio.

O ranking INDSAT, que analisa os 16 serviços públicos de Itapira, tem a Coleta de Lixo como 1º colocado, sendo o único setor a alcançar o mais elevado grau de satisfação na cidade. A nota da coleta é ainda maior que das demais CPP’s, que somam em média 803 pontos.



As taxas de aprovação também impressionam: 94,2% dizem aprovar o serviço (10,1% de ótimo e 84,1% de bom), enquanto apenas 1,3% rejeitam (0,8% de ruim e 0,5% de péssimo).

As diversas ações realizadas pela administração pública nos últimos meses parecem refletir diretamente nas avaliações dos moradores. No começo do ano, a Prefeitura deu início ao trabalho de gestão ambiental no novo aterro sanitário da cidade, operando com uma licença provisória. O resultado positivo do projeto levou a conquista da Licença definitiva, concedida pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e com validade até abril de 2026. Entre as operações realizadas até o momento, estão melhorias como obras de drenagem de água, controle e pesagem de resíduos, manutenção de lagoas de chorume e a instalação de piezômetros (medidores de poropressão). As ações também resultaram em economia aos cofres públicos, uma vez que anteriormente era necessária a contratação de empresa especializada. Atualmente, a gestão de resíduos sólidos é de responsabilidade da Administração Municipal.

A pesquisa da INDSAT, realizada com 400 moradores maiores de 16 anos, considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Itapira alcance 71.609 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


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