7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Abastecimento é avaliado como melhor serviço de Francisco Morato

Com Alto Grau de Satisfação entre os moradores, setor supera a média das CMPs


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

74,1% dos moradores aprovam o serviço na cidade. / Foto: Divulgação/PMFM

Recém adicionada no grupo de cidades contempladas pelas pesquisas da INDSAT, Francisco Morato (Cidade de Médio Porte – CMP) teve seu Abastecimento de Água avaliado pelo levantamento de junho deste ano, garantindo lugar de destaque entre os 16 setores analisados na cidade. Classificado como melhor serviço da CMP, o Abastecimento alcançou 737 pontos e Alto Grau de Satisfação, ficando acima da média do agrupamento, de 735 pontos.

Nos critérios de aprovação, o serviço conquistou 74,1% de avaliações positivas, soma de 4,5% de ótimo e 69,5% de bom. Já as avaliações negativas do setor alcançaram 6,8% de rejeição, resultado de 3,3% de ruim e 3,5% de péssimo. Os dados, obtidos pela INDSAT através da participação de 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Na proposta sugerida pela INDSAT para uma análise mais detalhada do serviço na cidade, Francisco Morato pode ser dividida da seguinte forma:

Desta maneira, é possível observar que maior aprovação do Abastecimento foi registrada no setor 4 (Centro, Jardim Professor Morato, Jardim Anita e arredores), com 86,7%, seguida do setor 5 (Parque Cento e Vinte, Jardim Arpoador, Jardim Nossa Senhora Aparecida e proximidades), com 84,1%. A rejeição foi mais alta no setor 8 (Recanto Soraia e vizinhanças), com 13,3%, seguida do setor 6 (Rogério Levonin, Vila Rossi, Jardim Eliza e adjacências), com 10,8%.

Segundo informações da prefeitura municipal, o Parque Morumbi é o próximo a receber as melhorias previstas no Programa Água Legal, parceria entre Prefeitura e Sabesp para levar água potável para famílias da região. De acordo com informações divulgadas no portal da administração, “o programa visa regularizar o abastecimento de água onde normalmente o abastecimento é precário”, levando saúde e qualidade de vida para a população, preservando recursos hídricos e promovendo sustentabilidade urbana.

INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Francisco Morato alcance 178.312 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon