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  • INDSAT

90% da população se sente satisfeita morando em Hortolândia

Aprovação é maior entre moradores de 16 a 30 anos, chegando a 92,3%


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Qualidade de Vida está entre os 5 melhores atributos da cidade, com Alto Grau de Satisfação. / Foto: Divulgação/PMH.

Levantamento realizado pela INDSAT com moradores de Hortolândia (Cidade de Médio Porte – CMP) revelou que 90% dos entrevistados se sentem satisfeitos em morar na cidade. O indicador é resultado da soma das taxas de 10,5% de “muito satisfeito” e 79,5% de “satisfeito”. Entre os que não se sentem satisfeitos em morar na cidade, os números atingem 10%.


A pesquisa mostra ainda que a avaliação é superior entre a população de 16 a 30 anos, chegando a 92,3%. Os demais grupos de moradores, divididos por faixa etária, nível de escolaridade, gênero e religião também registraram taxas elevadas de aprovação do segmento, com destaque para a população feminina, que indicou 92% de satisfação em morar na cidade.

Como atributo de Qualidade de Vida, o estudo da INDSAT registrou aprovação de 70,1% entre os moradores. O resultado é o mais alto obtido na CMP no período entre novembro de 2020 e março deste ano, com destaque para o intervalo entre junho de 2022 (52,1%) e março de 2023. Nos últimos nove meses, a aprovação do segmento aumentou consecutivamente nas pesquisas, chegando no maior patamar até então.

No mesmo intervalo, a rejeição do atributo diminui na cidade, caindo de 10% em junho do ano anterior para atuais 4,3% (3,5% de ruim e 0,8% de péssimo). Mesmo com o ligeiro aumento no último trimestre, de 1 ponto percentual, as avaliações negativas continuam em baixa na INDSAT, representando um dos menores resultados obtidos na cidade. Em todo o período avaliado, de novembro de 2020 a março deste ano, a menor reprovação da Qualidade de Vida foi registrada no início do estudo, no final de 2020, quando o segmento obteve 2,8% de ruim e péssimo entre os entrevistados. Participaram da entrevista 400 moradores maiores de 16 anos. Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

A avaliação do atributo se baseia nos critérios definidos pela Organização Mundial de Saúde, que classificam a Qualidade de Vida através da saúde, renda e moradia oferecidas na cidade. Na análise geral da satisfação do segmento, Hortolândia se classificou com Alto Grau de Satisfação na INDSAT, alcançando 743 pontos e 5º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados na CMP. A pontuação se aproxima da média do agrupamento, de 745 pontos, e representa melhora na nota obtida em dezembro do ano anterior, quando Hortolândia atingiu 739 pontos. Assim como na aprovação, a pontuação tem aumentado gradualmente nos últimos nove meses.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Hortolândia alcance 236.874 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

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