90,3% estão satisfeitos morando em Itapira
- INDSAT
- 11 de fev.
- 2 min de leitura
Do total de entrevistados, 5% disseram estar muito satisfeitos e 85,3% satisfeitos com a CPP
DEZEMBRO DE 2024 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Integrante das Cidades de Pequeno Porte, Itapira (CPP) continua agradando seus moradores. A taxa de entrevistados que opinaram de forma positiva sobre o sentimento de morar em Itapira chegou a 90,3% no final de 2024, soma das taxas de 5% de "muito satisfeito" e 85,3% de "satisfeito". Analisando os resultados anteriores obtidos na CPP, pode-se dizer que a percepção se manteve relativamente estável na cidade, considerando 91% em julho e 90,5% em junho de 2024. No período entre março de 2023 a dezembro de 2024, o maior patamar positivo de Itapira foi registrado no início de 2023, quando 92% indicaram percepção positiva sobre a questão.
No grupo de moradores com opinião contrária, apenas 0,5% disseram não estar satisfeitos morando na CPP. O registro é um dos mais baixos obtidos na cidade, retomando o mesmo resultado de março de 2023. Os meses de junho e julho de 2024 não registraram nenhuma taxa negativa.

O levantamento da INDSAT registra ainda os principais problemas apontados pelos moradores da CPP, com destaque para a Saúde, representando 26,8% dos problemas indicados, seguido da Segurança, com indicador de 13%. No caso da Saúde, o setor está acima da média das Pequenas Cidades, com 40% de aprovação nas pesquisas. Já a Segurança registrou aumento na aprovação no último trimestre https://www.indsat.com.br/single-post/seguran%C3%A7a-de-itapira-dispara-na-aprova%C3%A7%C3%A3o-e-alcan%C3%A7a-maior-patamar-em-mais-de-3-anos. Entre as principais pautas divulgadas pela prefeitura da cidade atualmente está o combate a dengue.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Itapira alcance 71.827 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
Comments