top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

72,5% dos moradores aprovam a Merenda Escolar de Vinhedo

Pesquisas da INDSAT registram patamares elevados para as avaliações positivas do setor


DEZEMBRO DE 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Avaliações de vinhedenses apontam satisfação com o serviço, registrando evolução na pontuação e na aprovação da Merenda / Foto: Divulgação/PMV

A Merenda Escolar tem registrado boas avaliações nas pesquisas da INDSAT realizadas em Vinhedo (Cidade de Pequeno Porte - CPP). No levantamento desenvolvido no mês de dezembro de 2021, o serviço alcançou 72,5% de aprovação, soma de 19% de ótimo e 53,5% de bom. A taxa representa aumento em relação ao observado no mês de setembro, com 71,8%, e registra mais uma mudança nas avaliações da Merenda: ao longo dos meses de 2021, o serviço já recebeu 56% em abril e 73,1% em junho.

Na rejeição, o cenário das avaliações também apresentaram oscilações durante todo o ano, partindo de 12,8% em abril, caindo para 8,5% em junho, registrando nova queda para 5,6% em setembro e fechando o mês de dezembro com o segundo maior patamar do período, com 10,8% (2,5% de ruim e 8,2% de péssimo). Para a realização das pesquisas, a INDSAT contou com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre os 16 serviços avaliados pela instituição, a Merenda ocupa o 3º lugar, com 745 pontos e Alto Grau de Satisfação. O desempenho é superior ao observado no levantamento anterior, quando o serviço recebeu 738 pontos, e mantém a nota acima da média das CPPs, de 731 pontos.

Segundo informações da prefeitura, as verbas destinadas à Merenda da cidade pelo governo federal são complementadas pelos recursos da administração municipal, oferecendo refeições de alta qualidade nutricional aos alunos. De acordo com declarações do prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, “a merenda da cidade é uma das mais completas e melhores entre as cidades brasileiras”, incluindo alternativas alimentares para alunos com restrições a leite e derivados e demais patologias relacionadas à alimentação, por exemplo.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Vinhedo alcance 78.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CPP).


Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page