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Transporte Público de Limeira retoma Alto Grau de Satisfação

Superando a média do agrupamento, serviço está entre os 10 melhores da cidade


MARÇO DE 2024 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

57,8% dos entrevistados aprovam o setor público da cidade. A partir de maio, prefeitura passa a assumir a gestão do ssistema público de transporte. / Foto: Divulgação/PML.

Com a maior pontuação em mais de 3 anos, o Transporte Público de Limeira conquistou 673 pontos nas pesquisas de satisfação realizadas em março de 2024. O setor superou a média de 587 pontos das Cidades de Médio Porte, avançando em relação aos resultados obtidos no estudo anterior, de 643 pontos em dezembro de 2023. Na análise realizada pela INDSAT, o desempenho do Transporte Público de Limeira evoluiu de forma significativa no 1º trimestre de 2024, ocupando o 8º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados na CMP. De forma geral, as mudanças observadas no setor conferiram ao Transporte Público Alto Grau de Satisfação na pesquisa recente.

A aprovação do serviço também avançou no período. Entre dezembro de 2023 a março de 2024, as avaliações positivas do Transporte aumentaram 9,2%, considerando taxas de 48,6% no final do ano anterior a 57,8% no 1º trimestre deste ano. O resultado atual é formado por 2,3% de ótimo e 55,5% de bom. A rejeição caiu no mesmo intervalo, considerando 23,4% em dezembro e atuais 15,6% (7,8% de ruim e 7,8% de péssimo). Os dados consideram margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

Em relação ao cenário doméstico, segundo informações obtidas no portal de notícias da administração municipal, a partir de 1º de maio a prefeitura municipal passará a cuidar da gestão da Estação Rodoviária, assim como o Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros. A administração de ambos, a ser realizada a partir de maio por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, acontece após o processo de extinção da Empresa de Desenvolvimento de Limeira (Emdel), medida que se concretizará nos próximos meses.


Metodologia    

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos.  A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.  Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Limeira alcance 300.406 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


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