7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Sexto lugar no ranking nacional do Trata Brasil, Abastecimento de Limeira recebe Alto Grau da INDSAT

Serviço se destacou nas avaliações de ambas as instituições de pesquisa


MARÇO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Abastecimento de Limeira é avaliado como um dos melhores entre as 100 maiores cidades do país. / Foto: BRK Limeira

Estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil no último dia 22 de março em comemoração ao Dia Mundial da Água revelou o ranking nacional das maiores cidades brasileiras em relação ao saneamento básico. Os indicadores da pesquisa consideram as 100 maiores cidades do país em relação a quantidade de moradores, com análises a respeito do tratamento e distribuição da água.

Neste contexto, o Abastecimento de Limeira (Cidade de Médio Porte – CMP) se classificou em 6º lugar no ranking desenvolvido pelo Instituto, consolidando o bom desempenho observado pelas pesquisas da INDSAT na cidade. Outro destaque da pesquisa do Trata Brasil foi a capital do estado, São Paulo (Cidade de Grande Porte – CGP), que ocupou a 4º posição no estudo. Ambas as cidades também foram avaliadas pela INDSAT e receberam o Alto Grau de Satisfação para o setor, ocupando o 2º lugar no ranking doméstico de Limeira para o Abastecimento e o 4º lugar no ranking doméstico de São Paulo para a Qualidade da Água https://www.indsat.com.br/single-post/qualidade-de-%C3%A1gua-%C3%A9-4%C2%BA-melhor-servi%C3%A7o-de-s%C3%A3o-paulo, considerando os 16 serviços públicos avaliados em cada cidade.


Além da posição de destaque no estudo, o Abastecimento de Limeira recebeu 798 pontos, o que aproxima o serviço do nível mais alto de satisfação concedido pela INDSAT, o Grau de Excelência, e posiciona a CMP acima da média do agrupamento, de 749 pontos.

A aprovação dos moradores também atingiu resultados positivos, alcançando o maior patamar do último ano, com 81,9% de ótimo e bom. Já a rejeição do setor registrou a menor taxa do período, com 4,5% de ruim e péssimo. Os números, obtidos através de entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa desenvolvida pelo Trata Brasil também aponta dados como a população com acesso a coleta de esgoto, porcentagem do esgoto tratado pelas cidades e cobertura de água tratada nas cidades participantes do ranking entre os anos de 2019 e 2020. No cenário do acesso a coleta de esgoto, a parcela da população com acesso ao serviço aumentou de 74,5% para 75,7%. Já a porcentagem de esgoto tratado pelas cidades saltou de 62,2% para 64,1%, assim como a cobertura de água tratada, que cresceu de 74,5% para 75,7%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Limeira alcance 297.662 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).




Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon