Sexto lugar no ranking nacional do Trata Brasil, Abastecimento de Limeira recebe Alto Grau da INDSAT
Serviço se destacou nas avaliações de ambas as instituições de pesquisa
MARÇO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE
Estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil no último dia 22 de março em comemoração ao Dia Mundial da Água revelou o ranking nacional das maiores cidades brasileiras em relação ao saneamento básico. Os indicadores da pesquisa consideram as 100 maiores cidades do país em relação a quantidade de moradores, com análises a respeito do tratamento e distribuição da água.
Neste contexto, o Abastecimento de Limeira (Cidade de Médio Porte – CMP) se classificou em 6º lugar no ranking desenvolvido pelo Instituto, consolidando o bom desempenho observado pelas pesquisas da INDSAT na cidade. Outro destaque da pesquisa do Trata Brasil foi a capital do estado, São Paulo (Cidade de Grande Porte – CGP), que ocupou a 4º posição no estudo. Ambas as cidades também foram avaliadas pela INDSAT e receberam o Alto Grau de Satisfação para o setor, ocupando o 2º lugar no ranking doméstico de Limeira para o Abastecimento e o 4º lugar no ranking doméstico de São Paulo para a Qualidade da Água https://www.indsat.com.br/single-post/qualidade-de-%C3%A1gua-%C3%A9-4%C2%BA-melhor-servi%C3%A7o-de-s%C3%A3o-paulo, considerando os 16 serviços públicos avaliados em cada cidade.
Além da posição de destaque no estudo, o Abastecimento de Limeira recebeu 798 pontos, o que aproxima o serviço do nível mais alto de satisfação concedido pela INDSAT, o Grau de Excelência, e posiciona a CMP acima da média do agrupamento, de 749 pontos.
A aprovação dos moradores também atingiu resultados positivos, alcançando o maior patamar do último ano, com 81,9% de ótimo e bom. Já a rejeição do setor registrou a menor taxa do período, com 4,5% de ruim e péssimo. Os números, obtidos através de entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa desenvolvida pelo Trata Brasil também aponta dados como a população com acesso a coleta de esgoto, porcentagem do esgoto tratado pelas cidades e cobertura de água tratada nas cidades participantes do ranking entre os anos de 2019 e 2020. No cenário do acesso a coleta de esgoto, a parcela da população com acesso ao serviço aumentou de 74,5% para 75,7%. Já a porcentagem de esgoto tratado pelas cidades saltou de 62,2% para 64,1%, assim como a cobertura de água tratada, que cresceu de 74,5% para 75,7%.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Limeira alcance 297.662 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments