top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png

Saúde Pública de Itapira se destaca entre as demais Cidades de Pequeno Porte

Serviço completa 2 anos acima da média do agrupamento


MARÇO DE 2024 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Maior aprovação da Saúde foi observada entre moradores com mais de 50 anos. / Foto: Divulgação/PMI.

Avaliada com Grau Médio nas pesquisas de satisfação da INDSAT, a Saúde Pública de Itapira (Cidade de Pequeno Porte) se destacou entre as demais cidades do agrupamento, registrando pontuação superior entre os moradores entrevistados. Com 611 pontos obtidos em março, a Saúde completa 2 anos acima da média das CPPs, de atuais 574 pontos. Com exceção do Alto Grau registrado em dezembro de 2022, o setor está há quase 3 anos no patamar médio de satisfação nas pesquisas INDSAT.

O levantamento INDSAT tem como objetivo apresentar a percepção dos moradores a respeito dos serviços públicos de cada cidade avaliada, refletindo exclusivamente a opinião dos entrevistados sobre os setores considerados. Em Itapira 6 serviços foram considerados, classificando a Saúde em 5º lugar no ranking doméstico INDSAT.

38,4% dos entrevistados disseram aprovar a Saúde, soma de 6,2% de ótimo e 32,2% de bom. A rejeição do setor indicou 27,3%, resultado de 15,3% de ruim e 11,9% de bom. Outros 34,3% avaliam o serviço como regular.

Na análise demográfica a respeito da Saúde, observando os resultados dos entrevistados de acordo com faixa etária, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação da Saúde foi observada entre moradores com mais de 50 anos, chegando a 48%. A rejeição foi mais expressiva entre a população evangélica, com 36%. O levantamento considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%. Participaram da pesquisa 400 moradores maiores de 16 anos.

No início de abril, a nova unidade do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) foi entregue pela prefeitura municipal, administrado agora por uma equipe multidisciplinar da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em parceria com a prefeitura.


Metodologia 

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Itapira alcance 71.827 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page