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Qualidade da Água tem 735 pontos e Alto Grau de Satisfação em Poá

Indicando a 2º melhor pontuação da cidade, setor se destaca entre os 16 serviços avaliados


JULHO DE 2025 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Programa da prefeitura em parceria com a Sabesp mapeia as regiões rurais para melhora do acesso à água e ao tratamento de esgoto. / Foto: Divulgação/PMP.
Programa da prefeitura em parceria com a Sabesp mapeia as regiões rurais para melhora do acesso à água e ao tratamento de esgoto. / Foto: Divulgação/PMP.

Avaliada entre os melhores serviços públicos em Poá, a Qualidade de Água indicou pontuação elevada no levantamento INDSAT realizado no início do 2º semestre desse ano. Com 735 pontos e Alto Grau de Satisfação, a Qualidade ocupou o 2º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia no total 16 serviços públicos na CMP. Próximo à média do agrupamento, de 747 pontos, o setor está logo abaixo do melhor serviço na cidade, o Abastecimento https://www.indsat.com.br/single-post/abastecimento-de-%C3%A1gua-%C3%A9-avaliado-como-melhor-servi%C3%A7o-de-po%C3%A1. Os resultados positivos do serviço podem refletir as novas medidas observadas pelo Sabesp em parceria com a prefeitura municipal, que têm desenvolvido um mapeamento das condições de acesso à água potável e tratamento de esgoto e áreas rurais do município. Segundo dados da prefeitura, o levantamento "deve contemplar mais de 180 domicílios cadastrados pelo IBGE na cidade e marca uma nova etapa da atuação da companhia de saneamento em regiões historicamente não atendidas".

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As avaliações positivas apontam que 75,3% dos entrevistados aprovam a Qualidade da Água na cidade. O patamar é formado por 3,6% de ótimo e 71,7% de bom. Outros 16,3% avaliam o serviço como regular. Na rejeição, os dados formaram 8,4% de avaliações negativas, soma de 5,6% de ruim e 2,8% de péssimo. A pesquisa INDSAT reflete exclusivamente a percepção dos 400 moradores entrevistados, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95% em relação aos resultados.

Nos bairros agrupados por setores em Poá, todas as regiões indicaram aprovação acima de 65%, com destaque para o setor 4 (Vl. Santa Maria, Vl. Sopreter, Jd. Estrela e arredores), com 83,3%. A rejeição mais expressiva foi observada no setor 1 (Centro, Vl. Camparé, Vl. Açoreana e proximidades), com 15,9%.

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Metodologia   

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

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As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Poá alcance 106.431 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

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