• INDSAT

Qualidade da Água em Valinhos tem 90,2% de aprovação

Serviço está a apenas 1 ponto de obter Grau de Excelência e se juntar ao Abastecimento e Coleta de Lixo ABRIL de 2021 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

A Qualidade da Água em Valinhos (Cidade de Médio Porte) alcançou 799 pontos e recebeu o Alto Grau de Satisfação no último levantamento realizado pela INDSAT na terceira semana de abril. A pontuação classifica o serviço a apenas um ponto de distância do próximo nível, o Grau de Excelência. A pesquisa mostra uma aprovação de 90,2%. A rejeição é de apenas 2,3%.

A taxa de aprovação atual é maior que a observada em novembro do ano anterior, quando 72,9% dos moradores disseram aprovar a água distribuída na cidade. A rejeição, que apresentou queda no último levantamento, totalizou 6,8% no final de 2020. Em abril deste ano, a aprovação (90,2%) era composta de 12,1% de ótimo e 78% de bom, enquanto a rejeição (2,3%) era de 2% de ruim e 0,3% de péssimo.

As considerações dos moradores a respeito do serviço classificaram a Qualidade de Água em 3º lugar no ranking doméstico INDSAT. Em 1º lugar está a Coleta de Lixo, com 806 pontos, seguida pelo 2º lugar com o Abastecimento de Água, com 802 pontos. Os dois primeiros colocados conquistaram o nível máximo de satisfação, definido como Grau de Excelência no ranking, que avalia os 16 serviços públicos da cidade.

Para a realização da pesquisa, a INDSAT ouviu 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:


As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:

- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Valinhos alcance 124.742 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).



Recentes