top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Moradores classificam Coleta como melhor serviço de Mairiporã

Setor obtém Alto Grau de Satisfação e se destaca entre as avaliações da cidade


JANEIRO DE 2023 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Entre os 16 serviços públicos avaliados em Mairiporã (Cidade de Médio Porte – CMP), a Coleta de Lixo se destacou com a melhor pontuação obtida no levantamento da INDSAT. A análise do setor atingiu 731 pontos e Alto Grau de Satisfação entre os moradores entrevistados pelo levantamento, considerando intervalo de confiança de 95%. A nota retoma o patamar registrado em dezembro de 2021 (731 pontos) e supera os resultados observados ao longo de 2022, com 718 pontos em abril e 723 pontos em julho.

Mesmo com a evolução, a nota permanece abaixo da média das CMPs, de 808 pontos, cenário recorrente em todo o período entre abril de 2021 e a pesquisa atual. A diferença foi menor entre os meses de 2021, aumentando a partir de 2022 e chegando na maior distância no levantamento atual, com 77 pontos entre a Coleta de Mairiporã e a média do agrupamento.

Na soma das considerações de ótimo e bom sobre a Coleta, a taxa atual de aprovação do serviço fechou o levantamento de janeiro com 70,8% de avaliações positivas entre os 400 moradores entrevistados, 1 ponto percentual abaixo do observado na pesquisa anterior, em julho de 2022. O número atual se aproxima do registrado em dezembro de 2021 (70,4%), seguido de ligeira queda em abril do ano seguinte (69,8%) até alcançar as taxas mais recentes.

A rejeição também diminuiu no período, caindo de 9,1% no 2º semestre do ano anterior para atuais 7,2% na INDSAT, soma de 3,8% de ruim e 3,3% de péssimo. No intervalo analisado, a maior avaliação negativa da Coleta foi obtida em abril de 2022 (9,6%), enquanto o patamar mais baixo foi registrado no ano anterior, em abril de 2021 (3,8%). Os dados consideram margem de erro de 4,8%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Mairiporã alcance 101.466 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page