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Limpeza Pública de Santos obtém Alto Grau de Satisfação, mas algumas regiões exigem atenção

Setor é um dos 5 melhores serviços públicos prestados em Santos, mas merece maior atenção em algumas regiões da cidade onde a rejeição cresce


ABRIL de 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Limpeza Pública é um dos melhores serviços avaliados na cidade litorânea / Foto: Rogério Bomfim - PMS

68,8% de ótimo e bom, 19,1% de regular e 12,2% de ruim e péssimo. É com esses números que a Limpeza Pública de Santos obteve 711 pontos no ranking INDSAT de satisfação de serviços públicos, classificando-se em Alto Grau de Satisfação entre as Cidades de Grande Porte (CGP).

Limpeza Pública alcançou 68,8% de ótimo e bom

O estudo foi realizado na primeira semana de abril e ouviu 600 moradores santistas maiores de 16 anos. A margem de erro é de 4% sob um intervalo de confiança de 95%. Para a realização do trabalho, a INDSAT dividiu a cidade de Santos em sete setores, conforme o mapa abaixo:

O setor de Limpeza Pública apresentou rejeições relevantes (somatório de ruim e péssimo) nos setores 2 (bairros de Aparecida e Estuário), 4 (Macuco, Boqueirão e Gonzaga) e 6 (regiões da Vila Belmiro, Morro Penha até José Menino e adjacências). No setor 2, a aprovação (somatório de ótimo e bom) foi 46,6% e a rejeição de 31,5%; no setor 4, a aprovação foi de 72,3% e a rejeição de 9,7% e no setor 6, a aprovação chegou a 54,3% e a rejeição fechou em 23,7%.

Alguns setores da cidade exigem maior atenção da Administração Pública

Em 2019, a cidade de Santos ficou em primeiro lugar no ranking de limpeza urbana entre as cidades do Brasil com mais de 250 mil habitantes. Na ocasião, a informação foi divulgada no relatório do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu) 2019, formulado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e pela PWC Brasil (empresa de auditoria e consultoria).


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.


As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Santos alcance 429.513 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

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