top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Limpeza de Itupeva mantém satisfação elevada entre os moradores

Com evolução no ranking INDSAT, serviço salta para 2º melhor avaliado na cidade


DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Regiões como Pacaembu, Residencial Santo Antônio, Jardim Santa Bárbara e arredores registraram aprovação de 95% nas pesquisa, realizada no final de 2022. / Foto: Divulgação/PMI.

A Limpeza Pública de Itupeva alcançou resultados elevados nas pesquisas de satisfação com a população itupevense no último mês de 2022. O estudo, desenvolvido com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, registrou 777 pontos e Alto Grau de Satisfação no serviço, classificando a Limpeza em 2º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 setores públicos da Cidade de Pequeno Porte (CPP). A nota representa o maior resultado do ano em relação ao serviço, que recebeu 742 pontos em junho e 753 pontos em setembro, quando ocupou o 4º lugar no ranking INDSAT. Na comparação com as demais cidades do agrupamento, a Limpeza de Itupeva se manteve acima da média das CPPs, que registraram 730 pontos em dezembro.

Os demais critérios de análise a respeito da Limpeza também demonstraram evolução no serviço, encerrando o ano com patamares mais favoráveis que os observados nos meses anteriores. A aprovação obtida em dezembro chegou a 87,7%, superando os resultados de setembro (76,5%) e junho (72,9%) do mesmo ano. A taxa mais recente é formada por 5,5% de ótimo e 82,1% de bom.

A rejeição diminuiu no mesmo período, caindo de 7,8% em junho para 7,1% em setembro, até atingir os atuais 3,3% de avaliações negativas na Limpeza, soma de 2% de ruim e 1,3% de péssimo. Os dados obtidos pela INDSAT consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de 95%.

Como sugestão de análise de desempenho, a pesquisa identifica as avaliações dos moradores nos diferentes bairros de Itupeva, identificando a aprovação e a rejeição de acordo com a região da cidade. Dessa forma, é possível observar que a maior avaliação positiva da Limpeza foi registrada no setor 5 (Pacaembu, Residencial Santo Antônio, Jardim Santa Bárbara e arredores), com 95% de aprovação. Já o setor 3 (Parque das Hortênsias, Vila São João, Jardim Alegria e proximidades) apresentou a maior rejeição nas pesquisas, com 5,3% de avaliações negativas.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Itupeva alcance 61.370 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page