Em evolução, Educação de Paulínia obtém Alto Grau de Satisfação
Soma de ótimo e bom é a mais alta desde o ano anterior
OUTUBRO DE 2021 – CIDADE DE MÉDIO PORTE
Registrando evolução no levantamento da INDSAT, a Educação Municipal de Paulínia (Cidade de Médio Porte – CMP) alcançou 53,8% de avaliações positivas. O patamar é o maior alcançado desde novembro de 2020, quando atingiu 40,7%, e de junho de 2021, quando somou 41,2% de ótimo e bom.
A evolução observada na aprovação refletiu na rejeição, que fechou outubro com a menor reprovação do período: com atuais 10,6%, as avaliações negativas já chegaram a 20,8% em novembro do ano anterior e 26,1% e 22,3% em março e junho deste ano, respectivamente
Além das melhorias registradas nas taxas de avaliações, o desempenho da Educação também melhorou na pontuação do serviço, que saltou de 621 pontos em março para os atuais 682 pontos, ultrapassando a média das CMPs, de 663 pontos, se classificando em 8º lugar entre os 16 setores públicos da cidade analisados pela INDSAT e alcançando o Alto Grau de Satisfação.
Divididos entre idade, gênero, nível de escolaridade e religião, o estudo da INDSAT contou com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos. Na análise do desempenho da Educação entre os grupos contemplados, a aprovação geral do serviço é superior a 50%, ganhando destaque entre moradores de nível superior e evangélicos, que aprovaram o setor com 59,7% e 58% de ótimo e bom, respectivamente. Os dados consideram margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.
A expectativa é que esta nota possa evoluir ainda mais nos próximos estudos. Neste mês de novembro, a Prefeitura de Paulínia, via Secretaria de Educação, iniciou a entrega de tablets para alunos da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, foram adquiridos 10 mil equipamentos, que estão sendo entregues para estudantes do Ensino Fundamental I e II.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Paulínia alcance 106.781 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments