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Educação é avaliada como melhor serviço de Capivari

Indicador de satisfação aumenta na cidade, registrando a maior nota em mais de dois anos


JUNHO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Aprovação chega a 76,2%, maior resultado entre novembro de 2020 e julho de 2023. / Foto: Divulgação/PMC.

747 pontos, Alto Grau de Satisfação e melhor serviço avaliado entre os 12 setores públicos analisados em Capivari. Os indicadores da Educação Municipal da Cidade de Pequeno Porte (CPP) mostram evolução nas pesquisas da INDSAT realizadas em junho, comparando os resultados anteriores do serviço. O patamar atual é o mais elevado do período entre novembro de 2020 e junho deste ano. No ano anterior, considerando maio de 2022, a nota da Educação chegou a 683 pontos, menor pontuação no intervalo de análise definido pela INDSAT.

A mudança positiva também foi observada na média das CPPs, que ultrapassaram a pontuação de Capivari. Nas pesquisas de julho, a Educação das Pequenas Cidades registrou 759 pontos.

Na análise geral, 76,2% dos moradores entrevistados aprovam a Educação da CPP. O número, formado por 8,1% de ótimo e 68,1% de bom, disparou em relação aos dados obtidos em maio de 2022, quando 49,3% avaliaram positivamente o serviço. Entre o final de 2020 e o momento atual, a aprovação registrada em junho é a mais elevada nas pesquisas, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Dos 400 moradores entrevistados, 6,9% disseram reprovar a Educação. 2,8% classificam o serviço como ruim e 4% como péssimo. O indicador é pouco mais elevado que o observado em novembro (5%), mas representa uma das menores taxas registradas na cidade em mais de dois anos.

Além da avaliação geral da Educação, a INDSAT propõe uma análise especializada entre moradores que utilizam a rede municipal de ensino. Entre a população participante da pesquisa atual, 48,5% diz ter filhos matriculados na rede municipal de ensino. Em 2022, o número registrava 35,8%. Os moradores com filhos matriculados indicam 766 pontos no serviço, com Alto Grau de Satisfação, aprovação de 81% e rejeição de 4,7%.

A parcela da população que não tem filhos matriculados na rede pública chegou a 51,5% em junho de 2023. No final do ano anterior, 64,3% responderam a mesma questão.

Entre os moradores sem filhos matriculados na rede pública, a nota do serviço é de 683 pontos. A aprovação registrou 60,4% e a rejeição indica 13,6%.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Capivari alcance 54.686 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


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