top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Educação de Suzano está entre as maiores aprovações da cidade

Indicadores mostram avaliações positivas elevadas entre os demais serviços da CMP


MAIO DE 2023 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Serviço alcnaça 2º melhor desempenho nas pesquisas entre os moradores, com Grau Médio de Satisfação. / Foto: Divulgação/PMS.

Pesquisa da INDSAT realizada em Suzano (Cidade de Médio Porte – CMP) mostrou que a Educação Pública Municipal foi avaliada com uma das maiores aprovações da cidade. O indicador registrou 29,3% de avaliações positivas no levantamento, soma de 3,4% de ótimo e 25,9% de bom. O patamar se aproxima do maior resultado obtido na cidade, registrado pela Qualidade de Vida https://www.indsat.com.br/single-post/qualidade-de-vida-de-suzano-conquista-alto-grau-de-satisfa%C3%A7%C3%A3o.

O estudo obteve 13,8% de rejeição entre os entrevistados, taxa formada por 6,8% de ruim e 7% de péssimo. Assim como observado na aprovação, o número se destaca nas avaliações dos demais serviços analisados na cidade, considerando as taxas elevadas de reprovação obtidas nos demais setores públicos.

5 serviços públicos foram contemplados pelo levantamento. Entre eles, a Educação se classificou em 2º lugar, logo após a Qualidade de Vida de Suzano. Foram obtidos 624 pontos na Educação Municipal, com Grau Médio de Satisfação entre os 400 moradores maiores de 16 anos participantes da pesquisa. A média das CMPs é de 677 pontos. Os dados apresentados pela INDSAT refletem exclusivamente a opinião dos entrevistados, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre a população agrupada por perfil demográfico (gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião), a maior aprovação da Educação foi observada entre moradores de 16 a 30 anos, com 36,6% de ótimo e bom. Os indicadores negativos foram mais expressivos entre moradores de 31 a 50 anos, com 17,5%.

A parceria entre a prefeitura de Suzano e o Sesi (Serviço Social da Indústria) retomou no mês de junho deste ano as aulas de robótica na Rede Municipal de Ensino. Em atividade desde o ano anterior, o programa oferece vagas exclusivas aos alunos da rede pública, visando a formação tecnológica dos estudantes voltada ao programa educacional.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Suzano alcance 298.451 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).





Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page