top of page
10363_b_s12_dengue_970x250px.png
  • INDSAT

Educação Pública de SJC recupera Alto Grau de Satisfação

8º melhor avaliado na cidade, serviço sobe 55 pontos na INDSAT


JANEIRO DE 2023 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Mais profissionais na Rede Municipal de Ensino e entrega antecipada de materiais escolares: serviço de SJC registra melhora expressiva nas pesquisas. / Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Com o melhor resultado no último ano, a Educação Pública de São José dos Campos recuperou o Alto Grau de Satisfação no levantamento da INDSAT realizado nas Cidades de Grande Porte, alcançando 679 pontos. Os dados obtidos em janeiro de 2023 superam os resultados do mesmo período do ano anterior, quando a Educação recebeu 636 pontos. A comparação com uma pesquisa mais recente, realizada em setembro de 2022, também mostra a evolução do serviço, considerando os 624 pontos alcançados no final do mesmo ano. O desempenho classifica o setor em 8º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos de SJC. A Educação permanece acima da média da Grandes Cidades, de 558 pontos.

A mudança também foi observada na aprovação do serviço, que subiu 16,6 pontos percentuais entre setembro de 2022 e janeiro de 2023. Com avaliações positivas alcançando 53,1% na CGP, a Educação obtida em janeiro foi a maior registrada no último ano, representando o 2º maior resultado no período entre novembro de 2020 e janeiro deste ano. A taxa mais recente é formada por 6,8% de ótimo e 46,3% de bom.

Na rejeição, os dados obtidos pela INDSAT nas entrevistas com 600 moradores maiores de 16 anos indicaram queda nos resultados negativos, caindo de 19,1% para 13,9%. O total, formado por 7,6% de ruim e 6,4% de péssimo, representa o menor número obtido no último ano, com 3,5 pontos percentuais a menos que o registrado em janeiro de 2022. As informações consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Os resultados obtidos pelas pesquisas da INDSAT podem refletir diversas atividades realizadas no setor de Educação, entre elas a distribuição antecipada dos materiais escolares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Segundo informações da prefeitura municipal, 67 escolas recebem os materiais de apoio, contemplando mais de 46 mil alunos. Além da distribuição de materiais escolares, o setor também deverá contar com 200 profissionais recém efetivados na rede municipal, formados na EFE (Escola de Formação do Educador).


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que São José dos Campos alcance 722.772 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page