Educação está entre os 10 melhores serviços públicos de Poá
- INDSAT
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Setor registra Alto Grau de Satisfação nas pesquisas INDSAT, com 659 pontos
JULHO DE 2025 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Poá, Cidade de Médio Porte (CMP), recebeu a avaliação de 16 dos seus serviços públicos no levantamento INDSAT. A pesquisa, realizada com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, classificou a Educação Municipal entre os 10 melhores serviços da cidade, em 7º lugar no ranking doméstico. Com 659 pontos, a Educação atingiu o Alto Grau de Satisfação na INDSAT, próximo à média de 692 pontos das demais CMPs.

Com aprovação na casa dos 46,7%, a Educação registrou 5,1% de ótimo e 41,6% de bom, além de 37,7% de taxas de "regular". As avaliações são compostas ainda pela rejeição, de 15,7%, formada por 9% de ruim e 6,6% de péssimo.
Na análise do setor a partir do perfil demográfico, isto é, entre grupos divididos por gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião, o setor obteve a maior aprovação entre a população de nível escolar fundamental, com 62,2%. A rejeição foi maior entre a população evangélica, com 22,1%.
Entre os problemas apontados pelos moradores de Poá no levantamento, a Educação está entre os últimos fatores, com representatividade de 1%.
Entre as notícias da cidade divulgadas pela prefeitura municipal, 4 escolas municipais de Poá receberam o Prêmio Excelência Educacional do Governo do Estado. A premiação é referente ao programa de alfabetização das escolas.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Poá alcance 106.431 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).