7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg
  • INDSAT

Educação de Arujá registra salto expressivo na aprovação

Soma de bom e ótimo sobe de 17,1% em março para 41,7% em outubro


OUTUBRO DE 2021 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Aprovação da Educação Municipal cresceu mais de 24 pontos percentuais com o retorno das aulas / Foto: Divulgação PMA

Pesquisas da INDSAT realizadas em Arujá (Cidade de Pequeno Porte) revelaram que a aprovação da Educação Municipal registrou aumento de mais de 24 pontos percentuais no período entre março e outubro deste ano. A soma de ótimo e bom vem crescendo desde o início do ano, e atingiu em outubro seu maior patamar, com 41,7%.

No mês de março, a aprovação atingiu 17,1%, saltando para 27,5% em junho. A mudança foi acompanhada por uma diferença ainda mais expressiva na rejeição, caindo de 43,8% em março para 25,4% em junho, até alcançar a menor taxa do período em outubro, com 17,2% (7,9% de ruim e 9,3% de péssimo).

No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos da cidade, a Educação ocupa o 7º lugar, com 637 pontos e Grau Médio de Satisfação, mas se classifica abaixo da média das CPPs, de 646 pontos. O estudo, realizado com 400 moradores maiores de 16 anos, considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

Entre as ações realizadas pela administração pública que refletem as melhorias observadas está o programa “Quero Mais Aprendizagem”, iniciativa da Secretaria de Educação que visa fortalecer o processo de alfabetização no momento de retomada das aulas presenciais. O convênio firmado em junho conta com a parceria da Universidade de Guarulhos, e tem como principal atividade disponibilizar estagiários para auxiliar no processo de alfabetização dos alunos da rede municipal de ensino.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Arujá alcance 89.744 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon