Com Saulo, Administração de Poá salta de Baixo Grau para Alto Grau de Satisfação
- INDSAT

- 29 de jul.
- 2 min de leitura
Segmento se destaca entre os poderes públicos avaliados pela INDSAT na CMP
JULHO DE 2025 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Levantamento INDSAT realizado em Poá (Cidade de Médio Porte - CMP) mostrou que a Administração Pública da cidade saltou para o Alto Grau de Satisfação no governo recente, avançando do até então Baixo Grau de Satisfação para patamar mais elevado. Eleito nas eleições municipais do ano anterior, o atual prefeito Saulo Souza tem agradado os moradores entrevistados pela INDSAT, chegando a 653 pontos pela Administração Municipal. O prefeito também indicou Alto Grau em critérios como "inteligente", "simpático e "honesto".
No comparativo com as avaliações do governo estadual e federal, a Administração Municipal se destaca no estudo por ser o único governo avaliado com Alto Grau de Satisfação, acima de 650 pontos.

As avaliações positivas do setor, isto é, a aprovação do serviço, chegaram a 44,6% no 1º semestre. O resultado é formado por 3,6% de ótimo e 41% de bom. A rejeição ficou em 15,2% em julho, soma de 8,5% de ruim e 6,7% de péssimo. Outros 40,2% avaliam o serviço público como regular.
Na análise do perfil demográfico dos moradores, agrupados por gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação do governo municipal foi observada entre moradores de 31 a 50 anos, com 53,6%. Já a rejeição foi mais expressiva entre moradores de 16 a 30 anos, com 17,6%.
Na análise geral, 83,3% dos entrevistados disseram estar satisfeitos morando em Poá. 16% apontaram insatisfação. No total, 400 moradores maiores de 16 anos participaram do estudo. Os resultados obtidos consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Poá alcance 106.431 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


























